Felipe Peixoto eleito-secretário geral da Associação Estadual de Câmaras Municipais do Rio de Janeiro (Avecmerj)

Desde o último dia 16, um grupo de 15 vereadores representantes de todas as regiões do Estado assumiu a Associação Estadual de Câmaras Municipais do Rio de Janeiro (Avecmerj). A presidente eleita é Fátima Pacheco (PT), de Quissamã. Na diretoria, entre outros, Felipe Peixoto (PDT), de Niterói, é o secretário-geral.

Desde o último dia 16, um grupo de 15 vereadores representantes de todas as regiões do Estado assumiu a Associação Estadual de Câmaras Municipais do Rio de Janeiro (Avecmerj). A presidente eleita é Fátima Pacheco (PT), de Quissamã. Na diretoria, entre outros, Felipe Peixoto (PDT), de Niterói, é o secretário-geral. Os parlamentares retomaram uma entidade que foi criada em 2005 e que desde o início do ano estava sem funcionar. O objetivo é fortalecer o parlamento e explicar melhor à sociedade e ao próprio vereador, o verdadeiro papel do parlamentar.

“Tem muita gente, inclusive políticos, que acham que a função do vereador é pagar conta de luz e dar cesta básica. Na verdade, sua atribuição é articular partidariamente, fiscalizar o Executivo e legislar. É o que enfrenta a eleição mais difícil. Após o pleito, tem contato direto e diário com a população e leva as questões dos cidadãos ao prefeito”, explicou Fátima, acrescentando que o Estado de São Paulo tem uma associação de vereadores há 30 anos e o do Paraná, há 25.

“Defendemos a criação de assessorias técnicas nas câmaras, para ajudar os vereadores a analisar propostas e elaborar projetos de lei, além de qualificar os parlamentares. Vou fazer parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) neste sentido”, contou a presidente da entidade, informando ainda que a nova diretoria está calculando quantos parlamentos municipais estão associados. O de Niterói está em processo de ingresso.

A parlamentar anunciou que o primeiro passo da nova diretoria da entidade é fazer um plano de metas para os próximos dois anos de mandato. “Vamos procurar um novo lugar para a nossa sede. A antiga, no Centro do Rio, foi fechada após o término da gestão anterior. A primeira reunião será no início de dezembro”, disse Fátima.

“A ideia do nosso grupo disputar a eleição na associação surgiu quando estávamos lutando pela manutenção dos royalties do petróleo no Estado do Rio de Janeiro. A minha função será organizar as atividades”, afirmou Felipe Peixoto.

Dirigentes – A Diretoria da Avecmerj também é composta pelo vice-presidente Juninho (Carapebus), pelo secretário geral Felipe Peixoto (Niterói), e pela vice-presidente de Políticas para as Mulheres Marli de Freitas (Nova Iguaçu), além dos vereadores Antônio Papinha (Campos dos Goytacazes), Danilo Funke (Macaé), Maria Terezinha (Conceição de Macabu), e Marcinho Pessanha (Quissamã) – que integram o Conselho Fiscal.

As vice-presidências regionais da associação também foram eleitas: Metropolitana – Fabiano Horta (Maricá); Baixada Litorânea – Alfredo Gonçalves (Cabo Frio), Norte-Fluminense – Marlon Abreu (Conceição de Macabu); Costa Verde – Antônio Cordeiro (Angra dos Reis); Centro-Sul – Grace Araújo (Vassouras); Noroeste Fluminense – Ivete Bohrer (Natividade); Serrana – Marcelo Mansur (Macuco); e Médio Paraíba – Wilden Vieira Prico (Piraí).

Matéria do jornal O Fluminense – publicada no dia 24/11/09

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM