Aconteceu na Câmara Municipal de Niterói, em 17 de abril passado, significativo ato público em defesa da vida, iniciativa do vereador Felipe Peixoto (PDT). O concorrido evento teve como objetivos a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e proporcionar um espaço de reflexão entre entidades da sociedade pública, civil e religiosa comprometidas com a defesa da vida.
Aconteceu na Câmara Municipal de Niterói, em 17 de abril passado, significativo ato público em defesa da vida, iniciativa do vereador Felipe Peixoto (PDT).
O concorrido evento teve como objetivos a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e proporcionar um espaço de reflexão entre entidades da sociedade pública, civil e religiosa comprometidas com a defesa da vida.
Felipe Peixoto leu o requerimento criando a Frente, com a assinatura da maioria dos vereadores, e falou de seu compromisso com a defesa da vida, assumido na última campanha.
Esclareceu que o Ato é uma extensão natural de suas ações, que desde mandatos anteriores, vem atuando em defesa do meio ambiente, contra a violência, contra a venda de armas, e conseqüentemente, em favor da vida e da paz.
Assim, convidou representantes de organizações e movimentos, não só diretamente relacionados à defesa da vida humana, mas também às relacionadas a não violência, à paz e ao meio ambiente.
A Dra. Marlene Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita Internacional (AME), ofertou um exemplar do livro A Vida do Anencéfalo – Aspectos Científicos, Religiosos e Jurídicos, do qual é uma das autoras, ao Vereador Felipe Peixoto, editado pela AME Brasil www.amebrasil.org.br.
No final das exposições a Dra. Lenise Garcia, professora da UnB e presidente do Movimento Nacional Brasil Sem Aborto, externou sua expectativa em relação à criação de um comitê municipal e outro estadual, do Movimento Brasil sem Aborto www.brasilsemaborto.com.br.
Encerrando o Ato, o vereador Felipe Peixoto, muito feliz pelo sucesso do evento e também pela alegria de ser pai em breve, lembrou, ainda, da importância da realização deste tipo de evento na Câmara, pois acha que contribui para a renovação do ambiente, naturalmente conturbado pelos debates políticos em prol da cidade. Agradeceu a presença de todos, desejando que o Ato possa ter desdobramentos futuros transformando Niterói numa Cidade Protetora da Vida.
Abrilhantaram o ato diversos outros convidados, que elogiaram o vereador por sua iniciativa e falaram de suas contribuições e experiências em defesa da vida: Pastor Alexandre Raposo Sodré, presidente municipal do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política FENASP; Drs. Antonio Joaquim Werneck de Castro e César Roberto Braga Macedo, médicos sanitaristas da Fundação Municipal de Saúde, diretores do Instituto Vital Brazil e membros da Coordenação Executiva da Rede das Comunidades e Cidades Protetoras da Vida; Sra. Carmen Cyrino, Coordenadora das Escolas de Perdão e Reconciliação ESPERE; Sra. Cristina Brito, diretora do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – CEERJ; Prof. Emmanuel Paiva de Andrade, vice-reitor da Universidade Federal Fluminense -UFF e coordenador da Pastoral Universitária Pró-Vida; vereador João Gustavo (PMDB); Dr. José Afonso Barreto Macedo, presidente da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro; Paulo Sérgio Manhães Peixoto, diretor do 38º. Conselho Espírita de Unificação de Niterói; Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, Bispo – auxiliar da Arquidiocese de Niterói; Sra. Selma Leite, coordenadora Nacional do Centro de Valorização da Vida CVV; Sra.Thereza Cristina Bernardes, ambientalista e coordenadora do Movimento Inter-Religioso pela Paz.