fbpx

Niterói merece, sim, mais parques e outros espaços de lazer

Recebo com muita alegria a notícia da criação de um concurso público promovido pela Prefeitura de Niterói em parceria com a sessão do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para a escolha de um projeto de requalificação da orla Charitas. O objetivo é transformar o trecho entre a Praça Radioamador e o Clube Naval em um grande parque linear, com base no Plano Diretor da Cidade que elabora o Programa de Requalificação Urbana das Praias da Baía da Guanabara.

Em 2010, no meu terceiro mandato de vereador em Niterói, fui um dos articuladores do Projeto Orla para a implantação do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima  com a reorganização e ocupação das praias da Região Oceânica e da Baía de Guanabara. Foi um trabalho muito bacana, que uniu esforços das esferas federal, estadual e municipal, e também da população. A administração da orla passou da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para o município, e na época chegaram a ser traçadas as diretrizes iniciais para a promoção do desenvolvimento sustentável das nossas praias.

Fico extremamente feliz em ver que a iniciativa está tomando forma. Afinal, Niterói mais do que merece esse investimento, pois nossas praias são belíssimas, mas não estão devidamente aproveitadas. A realização do concurso é excelente para o fomento de ideias inovadoras entre arquitetos de Niterói e de todo o Brasil, chamando mais atenção ainda para a nossa cidade e reforçando a atuação colaborativa que faz parte do projeto desde sua criação.

Acredito que a elaboração do projeto arquitetônico para a requalificação da Orla Charitas deveria seguir as diretrizes elaboradas pelo Projeto Orla. Para tanto, vou me empenhar junto à Prefeitura e ao IAB para que o escopo do projeto leve isso em consideração. Nossa principal meta é ver Niterói avançando e se tornando cada dia uma cidade mais amigável ao turismo, aliando desenvolvimento e preservação ambiental.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − treze =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM