Recebo com muita alegria a notícia da criação de um concurso público promovido pela Prefeitura de Niterói em parceria com a sessão do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para a escolha de um projeto de requalificação da orla Charitas. O objetivo é transformar o trecho entre a Praça Radioamador e o Clube Naval em um grande parque linear, com base no Plano Diretor da Cidade que elabora o Programa de Requalificação Urbana das Praias da Baía da Guanabara.
Em 2010, no meu terceiro mandato de vereador em Niterói, fui um dos articuladores do Projeto Orla para a implantação do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima com a reorganização e ocupação das praias da Região Oceânica e da Baía de Guanabara. Foi um trabalho muito bacana, que uniu esforços das esferas federal, estadual e municipal, e também da população. A administração da orla passou da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para o município, e na época chegaram a ser traçadas as diretrizes iniciais para a promoção do desenvolvimento sustentável das nossas praias.
Fico extremamente feliz em ver que a iniciativa está tomando forma. Afinal, Niterói mais do que merece esse investimento, pois nossas praias são belíssimas, mas não estão devidamente aproveitadas. A realização do concurso é excelente para o fomento de ideias inovadoras entre arquitetos de Niterói e de todo o Brasil, chamando mais atenção ainda para a nossa cidade e reforçando a atuação colaborativa que faz parte do projeto desde sua criação.
Acredito que a elaboração do projeto arquitetônico para a requalificação da Orla Charitas deveria seguir as diretrizes elaboradas pelo Projeto Orla. Para tanto, vou me empenhar junto à Prefeitura e ao IAB para que o escopo do projeto leve isso em consideração. Nossa principal meta é ver Niterói avançando e se tornando cada dia uma cidade mais amigável ao turismo, aliando desenvolvimento e preservação ambiental.