Deputado solicita ao Governo do Estado recursos em caráter de urgência para o hospital municipal que opera com 98% de sua capacidade na cidade que vive o pior momento da pandemia
Com 98% de sua capacidade ocupada, o Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, pode ter ampliado o número de leitos de enfermaria, UTI e CTI voltados para pacientes diagnosticados com Covid-19. A solicitação acaba de ser apresentada à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pelo deputado estadual Felipe Peixoto (PSD), em atendimento ao pleito do vereador friburguense Dirceu Tardem, diante da superlotação da unidade referência da Região Serrana do estado.
Nesta segunda-feira, 12/04, a Prefeitura de Nova Friburgo confirmou a expansão de leitos de enfermaria para o tratamento da Covid no Raul Sertã, que passa a ter capacidade de atender até 33 pacientes de casos menos graves. Mas o número é insuficiente para suprir a demanda da cidade, que vive o pior momento da pandemia e está na bandeira roxa, que representa o maior risco de contágio.
O pedido apresentado na Alerj por Felipe Peixoto segue também para o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde, para que enviem, em caráter emergencial, recursos para a ampliação dos leitos no município que está em situação crítica. Friburgo atingiu a bandeira roxa no último mês de março, com mais de 12 mil casos de contaminação pelo coronavírus e 376 mortes, no pior cenário vivido desde março de 2020, há pouco mais de um ano, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia.
– Essa demanda chegou para nós em caráter de urgência, pois o Raul Sertã está no limite de sua capacidade máxima de atendimento. Neste momento de crise é fundamental juntarmos esforços para socorrer todos os municípios que precisam de ajuda para que continuem assistindo a população local. Farei o possível para que essa ajuda aconteça o mais rápido possível – garante Felipe Peixoto.