fbpx

Felipe Peixoto visita museus de Niterói e cobra ao Estado realização de obras emergenciais

Vice-presidente da Comissão de Obras da Alerj, o deputado vai lutar pela recuperação dos espaços que guardam parte da história fluminense

Vice-presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), o deputado estadual Felipe Peixoto (PSD) visitou nesta quarta-feira, 17/03, três equipamentos culturais tradicionais de Niterói: os Museus do Ingá e Antônio Parreiras, ambos no bairro do Ingá, e a Casa Oliveira Vianna, no Fonseca. Acompanhado do seu chefe de gabinete Bruno Lessa e do presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), José Roberto Gifford, o parlamentar identificou na inspeção a necessidade de obras emergenciais e de adequação que serão cobradas ao Governo do Estado por meio de indicação na Alerj. Ligadas à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, as instituições guardam um rico e variado acervo de livros, peças decorativas e quadros que fazem parte da história fluminense.

Durante a visita, Felipe Peixoto constatou a urgência da recuperação do telhado e do acervo da Casa Oliveira Vianna, centro de pesquisa que tem 12 mil exemplares, incluindo fontes importantes nos campos da Sociologia, da Antropologia, da História e do Direito. O Museu do Ingá, que fica no Palácio Nilo Peçanha (antiga sede do Governo do Estado do Rio entre 1904 e 1975, ano da fusão com o antigo Estado da Guanabara), também precisa de obras emergenciais e de adequação às questões de segurança. Já o Museu Antônio Parreiras, que conta com obras e diversos objetos do pintor, necessita da retomada das obras que foram paralisadas.

– Precisamos cuidar com muito zelo do nosso acervo cultural e histórico. A perda irreparável que tivemos com o incêndio do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, trouxe essa lição muito dolorida e importante para nós. Vou lutar na Alerj para que esses três importantes espaços culturais de Niterói recebam o quanto antes as obras emergenciais necessárias para a preservação desses espaços e, consequentemente, da história fluminense – assegurou o deputado Felipe Peixoto.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 20 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo