Felipe defende projeto como fundamental para alavancar ações de estímulo ao turismo, fortalecimento da agricultura familiar e apoio à produção de alimentos orgânicos
Durante a campanha eleitoral que chega ao fim, o Noroeste Fluminense recebeu diversas visitas do candidato a deputado estadual Felipe Peixoto (PSD). Ele passou por municípios como Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Bom Jesus do Itabapoana e Italva, apresentando suas propostas e ouvindo demandas da população. Nos encontros, Felipe – que em 30 anos de política e traz na bagagem três mandatos de vereador em Niterói e um de deputado estadual – relembrou algumas de suas conquistas quando esteve à frente das secretarias estaduais de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e de Saúde.
Uma das propostas do candidato para o Noroeste do estado é continuar na busca por mais incentivos ao setor da pesca e aquicultura (produção de peixes e outros animais aquáticos) como caminho para a geração de emprego e renda. Felipe defende ainda a necessidade de um Plano Estadual de Recuperação de Rodovias, ações de estímulo ao turismo, o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio à produção de alimentos orgânicos.
– O Estado do Rio precisa fortalecer o seu interior. O Noroeste tem um grande potencial agrícola e turístico a ser explorado. Mas para isso é preciso melhorar o acesso a essas cidades, começando com a recuperação das rodovias – disse o candidato.
Entre as principais realizações de Felipe Peixoto na região estão os auxílios a pequenos produtores rurais e a pescadores, proporcionados a partir da recuperação da Ceasa-RJ e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). São benefícios como a doação de 17 veículos para o combate ao Aedes aegypti na região e de nove ambulâncias e uma van para o transporte de pacientes, além de cerca de R$ 160 mil em medicamentos e materiais hospitalares, a construção da Clínica da Família de Bom Jesus do Itabapoana e o envio de unidades móveis para a realização de exames de imagem.
Mais conquistas – Pela Sedrap, Felipe organizou uma campanha de ajuda humanitária com recolhimento de donativos para os habitantes de cidades atingidas pelas enchentes de 2012, principalmente Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé. Ele inaugurou escritórios regionais da Fiperj em Itaperuna e em Santo Antônio de Pádua, onde intermediou a compra de uma fábrica de ração para peixes para o município; e reformou o mercado da Ceasa-RJ de Ponto de Pergunta, implantando o projeto Banco de Alimentos nas Ceasas de Itaocara e São José de Ubá, atendendo várias instituições beneficentes. Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio, ele intermediou a doação de um ônibus e um micro-ônibus escolares para o município de Itaocara e encaminhou recursos do Programa Estadual Somando Forças para a aquisição de quatro retroescavadeiras para os municípios da região.
Outras propostas – Para o estado como todo, Felipe tem como prioridades as áreas de segurança, educação e saúde, com propostas como a elaboração de um projeto de policiamento comunitário e de políticas voltadas para os jovens associadas à educação, ao esporte e ao emprego.
– A violência é a maior chaga que afeta o Rio de Janeiro atualmente. De volta à Alerj, vou defender uma polícia mais qualificada e equipada, com investimentos em inteligência e tecnologia, e combate à corrupção policial. Mas não adianta só investir no policiamento, o país não vai mudar se não investirmos em educação pública. Essa sempre foi uma das minhas principais bandeiras. É preciso ampliar o tempo integral nas escolas e o ensino profissionalizante, para dar oportunidade aos jovens – destacou o candidato.
Já para a saúde, assim como fez na secretaria que comandou criando uma corregedoria independente para investigar irregularidades, Felipe tem como proposta a exigência de mais transparência no Sistema de Regulação da Saúde e a expansão da saúde básica para as comunidades. Também integram o seu programa a criação de um plano estadual de habitação e a cobrança por maior transparência nos serviços públicos de transporte estadual, com fiscalização efetiva e foco no usuário.