Medida permitirá que pais, independente do sexo, acompanhem filhos menores, evitando constrangimentos e até riscos
O deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) acaba de elaborar um projeto para evitar que pais com filhos pequenos passem por situações constrangedoras na hora que a vontade aperta e a solução é usar um banheiro público. É o projeto de lei 3123/2014, apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), nesta terça-feira,12, propondo que estabelecimentos comerciais sem banheiros individuais ofereçam banheiros familiares até com fraldário, permitindo que os pais, independente do sexo, possam acompanhar seus filhos menores.
O projeto tramita na Alerj em busca de aprovação dos deputados para, então, seguir para ser sancionado pelo governador Luiz Fernando Pezão. Segundo o deputado, sua proposta tem por base comércios que têm apenas banheiros públicos masculinos ou femininos, impossibilitando que mulheres acompanhem os filhos e que homens acompanhem as filhas ao banheiro.
– Eu mesmo sou pai de duas meninas, e quando saio sozinho com elas enfrento essa dificuldade. É inadmissível ter que confiar um filho pequeno a um desconhecido na hora de usar um banheiro público – reclama Felipe Peixoto.
Mãe de Alessandro Junior, de 4 anos, a professora Juliana Amoedo comemora o projeto. Essa iniciativa é muito importante. Não só para nós, pais, mas também para as crianças que, certamente, vão se sentir mais à vontade usando um banheiro familiar. E essa medida pode evitar situações desagradáveis e até de riscos. Principalmente para os pais, que muitas vezes acabam confiando suas filhas pequenas a mulheres que entram em banheiro público, onde os homens não podem entrar, alerta a professora.
Fraldário – Essa não é a primeira vez que Felipe Peixoto se preocupa com o bem-estar de pais e filhos. Ainda como vereador de Niterói, Felipe fez a lei 2722/10, que obriga os estabelecimentos do município a terem um ambiente exclusivo com fraldário.
Por Fabíola Mar