Idealizado por Felipe Peixoto, festival que visa incentivar consumo de peixe terá esse ano Orla Gourmet, em São Francisco
De 23 a 31 de agosto, Niterói vai se tornar, mais uma vez, a cidade do pescado. É o Festival Gastronomia do Mar que, idealizado em 2011 pelo deputado Felipe Peixoto (na época, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca), chega à sua quarta edição com uma novidade: a criação da Orla Gourmet em São Francisco, com chefs servindo na calçada pequenas porções à base de peixe, regadas a espumante e com direito à música. Ao todo, o circuito gastronômico contará com mais de 60 restaurantes da Ponta d’Areia à Região Oceânica, e outros dez de Copacabana, Zona Sul do Rio. A lista completa está no site www.gastronomiadomar.com.br.
Com apoio das prefeituras de Niterói e do Rio, o festival é mais uma ação promovida pela Secretaria para incentivar o consumo de peixe, tendo cardápio especial para o período, com os quase 80 restaurantes participantes servindo os pratos em todos os nove dias do evento. Como ponto alto, há as concorridas oficinas culinárias gratuitas realizadas por chefs, mixologistas (especialistas em drinques) e enólogos renomados em dois palcos gourmets em Niterói (no Mercado de Peixe São Pedro, na Ponta d’Areia, onde acontece a abertura às 11h de sexta-feira, dia 23; e na Rua Nóbrega, no Jardim Icaraí) e um em Copacabana, no Posto 6.
Com surgiu – O Festival Gastronomia do Mar foi criado pelo então secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, que sugeriu um evento que aliasse a vocação de Niterói como cidade produtora de pescado à presença de bons restaurantes, fomentando com isso o turismo gastronômico e a economia local. O sucesso foi tanto que o evento migrou na 3ª edição para Copacabana, no Rio, que este ano terá mais restaurantes participando. “O festival deu tão certo que se incorporou não só ao calendário de eventos da Secretaria como passou a integrar o calendário oficial de Niterói e começa a fincar raízes na capital. Isso só reforça que devemos continuar estimulando o consumo do pescado, dando visibilidade para essa atividade tão importante na economia fluminense, que é a pesca”, alerta Felipe Peixoto.
Programação – A abertura do festival no próximo dia 23, sábado, no palco do Mercado São Pedro, contará com os chefs Luciano Boseggia (do restaurante Alloro, do Windsor Hotel), Reinaldo de Oliveira (do Grupo Nakami), Alexandre Sobreiro (do Don Juan, do H Niterói Hotel) e Joaquim Pedro Paes Leme, da escola de gastronomia Lagareiro. No domingo, dia 24, o festival atravessa a Baía de Guanabara e chega ao Posto 6, em Copacabana, com o palco funcionando das 11h às 15h com os chefs Frederic De Mayer (Eça H.Stern) e Damien Montecer (La Villa); o sushiman Cristiano Moraes (Lapamaki); e o mixologista Bruno Simões. No dia 30, o festival retorna a Niterói estreando a Orla Gourmet, com os chefs saindo de suas cozinhas para oferecer comidinhas que têm o pescado como ingrediente principal. Ao ar livre e com um dos mais belos cenários da cidade, a nova atração proporcionará gastronomia, entretenimento e música das 16h às 21h. O festival termina no domingo, 31, com o palco montado das 12h às 15h na Rua Nóbrega para as oficinas gratuitas com tarimbados convidados, e chefs dos restaurantes participantes repetindo a ação do Orla Gourmet.
Educação ambiental – Pensando no público infantil, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj, vinculada à Sedrap) montará na abertura e no encerramento (dias 23 e 31, no Mercado de Peixe e na RFua Nóbrega, respectivamente) um espaço exclusivo para a criançada, com atividades lúdicas. Uma delas é a pintura de peixinhos feitos a partir de CDs inutilizados. Durante a atividade, a equipe da Gerência Ambiental aproveitará para falar sobre educação ambiental e a importância de se comer peixe.
Benefícios do pescado na alimentação – Para o biólogo marinho Augusto Pereira, diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, o Festival de Gastronomia do Mar é importante para que o público aprenda os benefícios do pescado de maneira prazerosa, com receitas que levem mais sabor ao dia a dia. “O pescado é uma rica fonte de ômega 3, proteínas, cálcio e fósforo. E se comparado a outros tipos de carne, tem menos calorias. Mas para aproveitar todos esses benefícios, é necessário observar detalhes como a guelra e a coloração”, explica Augusto.
Ascom