Governo do Estado apresenta projeto socioeconômico da pesca e aquicultura na Costa Verde

Projeto de Caracterização Socioeconômica da Pesca e da Aquicultura tem parceria da Fiperj

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, percorre nesta segunda-feira, dia 24, as cidades de Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde, em eventos de apresentação do Projeto de Caracterização Socioeconômica da Pesca e da Aquicultura (PCSPA). O trabalho visa atender as condicionantes ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a produção e escoamento de petróleo e gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos. Em Angra dos Reis, a apresentação foi feita na Praça Zumbi dos Palmares, e em Paraty, será na Praça do Chafariz.

Contratada pela Petrobras, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio Empresa (Fundepag) coordena os levantamentos de dados das atividades de pesca e maricultura realizados em quatro estado brasileiros. Um deles é o Rio de Janeiro, onde o projeto está sendo executado por técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vinculada à secretaria de Estado. Os outros são Santa Catarina, com o levantamento feito pela Universidade do Vale do Itajaí; e São Paulo e Paraná, com os projetos elaborados pelo Instituto de Pesca de São Paulo.

O projeto – O PCSPA caracteriza as atividades de pesca e maricultura, gerando informações que permitam identificação, mapeamento, formas organizacionais, infraestrutura, logística e perfil socioeconômico das comunidades pesqueiras artesanal e industrial e da maricultura nos 18 municípios do litoral fluminense inseridos na área de abrangência das atividades de exploração e produção da Petrobras na Bacia de Santos.

“As informações serão um instrumento importante para balizar a tomada de decisões estratégicas e a definição de políticas públicas que tenham como objetivo a melhoria nos setores da pesca costeira, marinha e da maricultura”, adianta o secretário Felipe Peixoto.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Deixe uma resposta

catorze − dez =

Fechar Menu