Apae de Nova Friburgo é uma das contempladas por programa que já assiste a mais de 20 mil pessoas no estado
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Friburgo (Apae) recebeu na última quinta-feira, 27, cerca de 700 quilos de gêneros alimentícios do Banco de Alimentos da Ceasa-RJ enviados à Região Serrana, beneficiando aproximadamente 500 crianças e suas famílias.
– As doações são muito importantes. Com elas, não precisamos comprar esses tipos de alimento, podendo investir recursos em outras áreas, como na saúde. Além disso, essas doações contribuem para melhorarmos a qualidade da alimentação de nossas crianças, muitas delas de famílias com dificuldades financeiras, sem condições de ter certos alimentos em casa – ressalta a presidente da APAE, Maria das Dôres Mello Pacheco.
O programa – Implantado pelo Governo do Estado em 2011 no Mercado de Irajá, no Rio de Janeiro, o programa opera como uma central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos sem condições ideais de comercialização, mas em perfeitas condições para o consumo, e se transformou em uma importante frente social, contra o desperdício e combate à fome. Em três anos, o Banco de Alimentos já atende a mais de 20 mil pessoas de quase 200 instituições de todo o estado. Com esses retornos, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), que tem a Ceasa em sua estrutura, decidiu levar o Banco de Alimentos a todos os mercados produtores, já estando contempladas as unidades do Médio Paraíba (com sede em Paty do Alferes) e de São Gonçalo (no Colubandê), com o da Região Serrana sendo inaugurado em 31 de março. Além de Maria das Dôres, participaram da entrega dos alimentos o coordenador da Sedrap na Região Serrana, Nain Rocha; e o chefe do Banco de Alimentos, Maxwell Araújo, entre outros.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional