Projeto do secretário Felipe Peixoto vai gerar 10 mil empregos em São Gonçalo e adjacências

Governo do Estado firma parceria com multinacional do pescado para iniciar a Cidade da Pesca

O Estado do Rio de Janeiro retomou os investimentos na indústria pesqueira, e avançou mais um passo na construção da Cidade da Pesca, complexo pesqueiro que vai gerar 10 mil empregos diretos em São Gonçalo, na Região Metropolitana do estado. Idealizado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, o projeto que vai ocupar mais de 600 mil metros quadrados no bairro de Itaoca foi abraçado pelo governador Sérgio Cabral que, nesta quarta-feira, dia 26, presidiu a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções firmado com a multinacional Crusoe Foods, uma das 26 empresas da holding espanhola Jealsa-Rianxeira, primeira da Espanha e quarta do mundo no segmento de conserva de pescado. O documento prevê a desapropriação para cessão de uma área de 100 mil metros quadrados, com  a empresa se comprometendo a fixar uma indústria no local. A parceria trará para o estado cerca de R$ 60 milhões em investimentos, com a oferta de mil empregos diretos só na nova indústria. Além da Crusoe Foods, participa do protocolo o estaleiro Peixaria Pop & Peixe Ltda. Outras dez empresas já sinalizaram interesse em se instalar no no empreendimento.

– Com a assinatura do protocolo de intenções, a pesca no estado do Rio passa a ter uma nova realidade. A instalação de uma empresa como a Crusoe Foods é um marco para o setor da indústria pesqueira no país. Isso vai gerar uma perspectiva futura de investimentos muito grande. A ideia é recuperar para o estado as empresas do setor que deixaram na década de 80 o Rio, hoje o terceiro no ranking da produção de pescado marinho do Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina e do Pará – explicou o secretário Felipe Peixoto.

O projeto visa construir no local o maior terminal pesqueiro do país, aproveitando o píer feito pela Petrobras como meio de escoamento de insumos para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

– Vamos fazer a desapropriação do terreno ao lado do píer e doá-lo para a instalação do estaleiro – disse o governador, que anunciou, ainda, a construção da Escola do Mar, em Niterói, um centro de formação de mão de obra para indústrias pesqueira.

Para Ubiraci Soares, presidente da Associação de Moradores de Itaoca e da Cooperativa de Beneficiamento de Caranguejo e Pescado da Ilha de Itaoca (Ocapesca), a expectativa com a chegada desse investimento é muito grande. “Havia para nossa região só promessas. Essa assinatura representa a realização de algo esperado há anos. Trará emprego em larga escala, além de desenvolvimento e cidadania para os moradores. A Ilha de Itaoca que hoje está abandonada será, futuramente, o polo da indústria pesqueira. Isso é muito bom”.

Assinaram o protocolo o governador Sérgio Cabral; o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão; o diretor-geral da Jealsa-Rianxeira, Jesus Alonso; o secretário Felipe Peixoto; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Julio Bueno; o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim; e a diretora da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Maria da Conceição Ribeiro. Também participaram da cerimônia a superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) no Rio de Janeiro, Suely Amaral; o deputado estadual de São Gonçalo, José Luiz Nanci; e o secretário estadual de Trabalho e Renda, Sérgio Romay.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM