Fiperj promove curso de capacitação em Jurujuba

Secretário Felipe Peixoto entrega Certificados do Curso e fala sobre Projeto de Revitalização no bairro

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), Felipe Peixoto, entregou, nesta quinta-feira (18/04), os certificados aos participantes do Curso de Capacitação em Boas Práticas e Processamento Artesanal de Derivados de Pescado, realizado nos dias 16, 17 e 18 de abril, na Carreta Itinerante do Instituto Atlantis, que esteve na Praça de Jurujuba, em Niterói.

O projeto é uma parceria da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado a Sedrap, com a Repsol – Instituto Atlantis Preservação Ambiental, que tem a finalidade de orientar alternativas para o aproveitamento do pescado de baixo valor comercial.

Para o secretário de Estado, Felipe Peixoto é gratificante acompanhar o resultado dessa parceria. “Hoje estou muito satisfeito em poder estar aqui entregando esses certificados, pois sabemos que estamos contribuindo não só na qualificação dessas pessoas, mas estimulando o aumento da renda familiar da comunidade pesqueira de Jurujuba”, explicou.

Na ocasião o secretário Felipe Peixoto declarou também, que o Projeto de Revitalização e Urbanização de Jurujuba, desenvolvido pela Sedrap, foi aprovado e que eles entrarão em processo de contratação da empresa que executará o projeto.

A Fiperj vem trabalhando com programas de qualificação do pescador, além de possuir vários cursos na Escola de Pesca. Essa parceria com a Repsol no Programa da Plataforma Educativa, que existe há quatro anos, está possibilitando levar os cursos até a ponta e a todo Estado do Rio de Janeiro. O programa faz parte de um conjunto de projetos sociais voltado para a qualificação profissional dos pescadores, e atua também no Espirito Santo e em São Paulo.

O curso, ministrado pela extensionista da Fiperj, Maria Dalva Ribas, tem como objetivo fazer o aproveitamento total do pescado, impedimento que a sobra seja jogada no mar, na praia ou no lixo. Ela explica que os peixes não vendidos são aproveitados, e com isso, no período da entressafra, período do defeso, há a possibilidade de ter uma renda.

Entre os participantes do curso, estava presente a esposa de um pescador da Colônia Z-8, Margareth de Lourdes Medeiros. Ela enxergou a chance de uma nova geração de renda familiar. “Nós não temos lugar para armazenar o peixe, pois meu marido pesca 20kg/dia e costuma sobrar 10kg. Com o curso vou conseguir fazer com que essa sobra não seja desperdiçada. Quero investir nisso e passar a fazer para vender”, contou Margareth.

A coordenadora do Programa da Repsol, Beatriz Giacomini, falou que a parceria com a Fiperj é fundamental, porque o projeto é colaborativo e depende de parceiros interessados. “A Fiperj atende a um grupo especial de pessoas, que é o de mulheres. Esse curso sendo de processamento do pescado atrai principalmente as esposas dos pescadores, que buscam alguma qualificação”, conclui.

Estiveram presentes o diretor da Atlatins Preservação Ambiental, Leandro Guerise; o subsecretário de Pesca e Aquicultura, Marco Botelho; a coordenadora de Extensão, Maria de Fátima Valentim, representando o presidente da Fiperj, José Bonifácio; e o presidente da Colônia de Pescadores Z-8, Vilmar Santos.

 Sobre o Projeto de Revitalização e Urbanização do bairro de Jurujuba

A Sedrap vem trabalhando em um Projeto de Revitalização da Pesca Artesanal e seu território- em Jurujuba-Niterói, que faz parte do Programa de Apoio às comunidades pesqueiras artesanais e a implantação de melhoria nos grupamentos habitacionais.

 Aprovado no Diário Oficial desta quinta-feira (18/04), a secretaria irá contratar uma empresa para elaborar os projetos urbanísticos, de infraestrutura, ambientais e de apoio à pesca nos agrupamentos habitacionais do bairro: Morro do Lazareto/Cascarejo, Travessa dos Maricultores, Morro do Pau Ferro, Morro do Morcego/Brasilia e Edificação nas praias Eva e Adão.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM