Comitiva americana visita a Central de Abastecimento do Rio (CEASA-RJ)

Empresários fizeram contato com agricultores para exportação e importação

Empresários e representantes do setor agrícola do estado americano de Michigan visitaram nesta quinta-feira (7/3) a Ceasa-RJ (Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro) para conhecer o funcionamento do local e manter contato com produtores brasileiros. O presidente da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio (ACEGRI), Waldir de Lemos, e o porta-voz da Secretaria de Desenvolvimento Regional, João Rossi, também participaram do encontro.

 Segundo o diretor operacional da Ceasa-RJ, Waldemir Rebello, o objetivo principal deste tipo de visita, que a central promove com frequência, é divulgar o potencial da unidade de abastecimento, em nível internacional, ajudando os produtores a fazerem novos contatos para comercialização de produtos.

– Estas visitas são muito importantes, tanto para o mercado do Rio de Janeiro quanto para a Ceasa como um todo. Somando com as demais Ceasas do Brasil, representamos quase 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional – disse Rebello.

Observando e fotografando cada caixa de fruta que via, o americano R. J. Simons, da Belleharvest Sales, explicou que seu principal objetivo no Rio é conseguir mercado para exportar suas maçãs.

– Para nós, é uma boa oportunidade ter uma presença na América do Sul. Estamos muito felizes de estar aqui e esperamos poder mostrar aos brasileiros como nossa fruta é boa e doce – afirmou Simons, que representa mais de 100 agricultores familiares de Michigan.

Por sua vez, o empresário Eric Olshove, da North Bay Products, especializada em maçãs e blueberries, disse que pretende importar frutas brasileiras, mas principalmente exportar para o mercado fluminense.

– Queremos desenvolver um mercado no futuro para vocês em blueberries, que é a nova fruta cujo mercado cresce mais rápido no mundo. Ela é extremamente nutritiva e se adapta com muita facilidade em todos os lugares onde é plantada. É boa para a saúde e muito saborosa – explicou Olshove, acrescentando acreditar que o Brasil se torne o maior mercado externo para sua empresa, futuramente.

A Ceasa-RJ é a segunda maior central de abastecimento da América Latina e reúne 1.000 empresas de todo o estado. Todo ano, cerca de 1,8 bilhão de toneladas de produtos passam pela central, movimentando R$ 2 bilhões. Oitenta por centro dos produtos hortifrutigranjeiros que chegam à mesa da população carioca passam pela Ceasa.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM