fbpx

Cidade da Pesca recebe aval da prefeitura de São Gonçalo

Empreendimento será um polo industrial e comercial pesqueiro do Estado do Rio de Janeiro

O município de São Gonçalo está próximo de receber a “Cidade da Pesca”. A proposta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional recebeu o aval do prefeito da cidade, Neilton Mulim, nesta quarta-feira (27/02), após apresentação do secretário de Estado, Felipe Peixoto, na sede da Prefeitura.

A “Cidade da Pesca” pretende impulsionar a atividade pesqueira no estado, oferecendo um Terminal Público Pesqueiro e um Condomínio Industrial ligado à atividade a ser implantado na Ilha de Itaoca, em São Gonçalo. Na Ilha, além do condomínio e o terminal, pretende-se dar atenção à aos núcleos residenciais e áreas verdes com foco na preservação ambiental, patrimonial e cultural.

A área de estudo na Ilha de Itaoca tem 8,5 km² e o empreendimento irá ocupar uma área de aproximadamente 800 mil m² no bairro de Itaoca, aonde as empresas irão se instalar. Estima-se que o projeto esteja concluído em 10 meses.

De acordo com o secretário Felipe Peixoto, existe um esforço em trazer de volta as indústrias de processamento de pescado, que no passado fizeram do município líder do setor no estado. Até o momento, 22 empresas propuseram-se a investir no local.

– Quando apresentamos a proposta para os principais interessados na reativação econômica da pesca no Estado, todos ficaram entusiasmados. O litoral do Rio de Janeiro possui grande potencial produtivo. Estimamos que sejam criados cinco mil empregos nos primeiros cinco anos de funcionamento – garante o secretário.

Outro projeto da Secretaria, a Requalificação Urbana das Colônias Pesqueiras do Gradim, também foi apresentado ao prefeito. Esta proposta prevê intervenções urbanísticas na comunidade pesqueira, revitalização da orla do município e a atração de empresas do ramo para o local de forma a dar mais qualidade de vida aos moradores dos bairros e das colônias de pescadores.

O prefeito Neilton Mulim ficou animado com os projetos e lembrou que a cidade perdeu muitas empresas do setor pesqueiro para a atividade offshore.

– Estaremos empenhados a tirar este projeto do papel. Não vamos perder o foco. Estas são oportunidades para dar mais emprego e qualidade de vida para os moradores de São Gonçalo – disse Mulim.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM