Secretário Felipe Peixoto recebe representantes do MPA

O objetivo da reunião foi apresentar o projeto da Cidade da Pesca na Ilha de Itaoca

O desdobramento da reunião, no início deste mês de maio, entre o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional do Rio, deputado Felipe Peixoto, e o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, repercutiu na visita de representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) ao Centro Integrado da Pesca Artesanal (CIPAR) de Niterói e ao Terminal Público Pesqueiro (TPP) da Ilha de Itaoca.

Após visitar o CIPAR, na última terça-feira (15/05), Felipe Peixoto recebeu na sede da Secretaria, o diretor de Fomento do MPA, Jorge Francisco da Silva Junior, e seus técnicos para uma reunião onde foi apresentado o projeto da Cidade da Pesca, que será construída na Ilha de Itaoca.

Na apresentação, o secretário mostrou a área, que será desocupada pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional, e explicou como será montado o TPP e o Condomínio Industrial Pesqueiro, nesse local.

“Esse projeto contempla um Condomínio Industrial Pesqueiro, junto ao terminal, para garantir a urbanização, pavimentação e saneamento da ilha, além da criação de um parque, que manterá protegido os manguezais, produto do sustento de mulheres da comunidade local. Estou confiante que, com isto, impulsionaremos a atividade econômica e recuperaremos a posição do Estado como protagonista no setor pesqueiro”, afirma Felipe Peixoto.

O objetivo do TPP é possibilitar um local adequado para o desembarque pesqueiro, que garantirá o ordenamento urbano, a proteção dos moradores, a preservação histórica da ilha, atraindo para a cidade de Niterói empresas e indústrias relacionadas à pesca.

O diretor de Fomento do MPA elogiou a apresentação e disse que há a possibilidade da concretização do Terminal Público Pesqueiro.

“Estou muito feliz de estar aqui nesse momento com vocês, para darmos o ponta pé inicial. Após essa visita, percebemos que há viabilidade do projeto e apoiaremos a iniciativa. Além disso, precisamos nos reunir em Brasília para desenvolver alguns pontos do projeto e darmos continuidade a outros”, declarou o diretor do MPA.

Além dessa união formada, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, também está em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para identificar as embarcações que estão obstruindo o canal que liga a Baía de Guanabara ao CIPAR. No local haverá a retirada das embarcações, podendo assim dar passagem ao desembarque de barcos pesqueiros.

Ascom Fiperj

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM