Secretaria de Desenvolvimento Regional participa do seminário de capacitação para gestores do Conleste

O objetivo foi orientar gestores para atuar na região que receberá investimentos do Comperj

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, participou da abertura do Seminário de Capacitação para Gestores Locais: Planos Diretores Participativos, Gênero e Políticas Públicas nos municípios do Conleste, que aconteceu nesta terça-feira (15/05), no Auditório do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo o secretário, o seminário tem o objetivo de orientar os gestores municipais do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) para que eles possam atuar preparando a região para receber os investimentos do Comperj.

“Prefeitos, secretários e servidores poderão, ao longo do dia, ter a oportunidade de discutir políticas públicas para a região do Conleste. Devemos nos preparar para que o desenvolvimento não seja desordenado. Estes municípios apresentam características regionais e metropolitanas, portanto, precisam estar prontos para enfrentar este desafio”, afirmou o secretário Felipe Peixoto.

A Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional teve também a oportunidade de apresentar as políticas públicas que estão sendo pensadas pelo Governo do Estado do Rio. O assessor técnico da Secretaria, Davi de Alcantara Bonates, participou do Painel Planos Diretores e Políticas do Gênero.

Neste painel, Davi explicou como os governantes e administradores devem buscar a equidade de gênero de forma transversal no conjunto de políticas formuladas para a região, destacou o papel do Governo do Estado, através do Plano de Estruturação Territorial do Leste Fluminense (PET-LESTE), e a busca da Secretaria por ações de capacitação e inserção da mulher no mercado de trabalho.

As intervenções do corpo técnico presente destacaram o papel da Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional na orquestração das ações de ordenamento do território, em parceria com outras secretarias estaduais, Conleste, Petrobras, FGV e demais instituições públicas e privadas.

O evento foi organizado pela Coordenadoria do Programa Interagencial de Promoção de Igualdade de Gênero, Raça e Etnia do Fundo das Nações Unidas para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), a ONU-HABITAT, a Universidade Federal Fluminense e o CONLESTE.

Também participaram da cerimônia de abertura o diretor da ONU-Habitat na América Latina e Caribe, Alain Grimard, o reitor da UFF, Roberto Salles, e o secretário de Ciência e Tecnologia de Niterói, José Raymundo Martins Romêo.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM