Parceria da CEASA-RJ com a Unacoop aumenta compra de produtos da Agricultura Familiar

A adesão aos projetos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vem colaborando com esse sucesso

O Termo de Cooperação Institucional firmado entre a CEASA-RJ e a União das Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio (Unacoop), no dia 10 de junho de 2011, vem rendendo frutos para os produtores rurais do Estado. Os números demonstram aumento de 60% da compra de produtos da Agricultura Familiar através de fomentos de políticas públicas voltadas à comercialização. Segundo a direção da empresa, a adesão aos projetos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vem colaborando com esse sucesso.

 Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, o trabalho realizado em conjunto com a Unacoop é uma das principais metas da Central de Abastecimento. “Nosso foco é a agricultura familiar. Com um pouco mais de um ano de gestão, estamos conseguindo aumentar o volume de compra de produtos. A CEASA-RJ tem um papel fundamental a desempenhar, já que de nada adianta uma política de fomento se os agricultores não tiverem como escoar sua produção”, explicou Felipe Peixoto. O presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, corroborou a opinião do secretário. “A união entre a CEASA-RJ  e a Unacoop obteve o incremento da comercialização melhorando a vida de milhares de produtores rurais”.

A Central de Abastecimento atua também no objetivo de oferecer assistência técnica, gerando renda e qualidade de vida às famílias rurais fluminenses, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismos de acesso a recursos, serviços, de forma sustentável. O Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) vem sendo usado como uma importante ferramenta para fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores, informar e divulgar a presença significativa da agricultura familiar nos produtos. “A nova gestão da CEASA tem sido fundamental para o fortalecimento da Agricultura Familiar no estado. Tanto o secretário Felipe Peixoto, quanto o Leonardo Brandão estão totalmente alinhados com o pensamento da Unacoop”, definiu a diretora geral da instituição Margarete Teixeira.

A Unacoop está inserida no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), que  tem seu principal equipamento sendo construído na Unidade Grande Rio – no local onde funcionava o antigo Hotel Popular. No espaço será criado uma área destinada ao processamento de alimentos e entrega de produtos do PAA e do PNAE, além da comercialização de produtos in natura, processados, orgânicos e artesanatos. Projeto lançado no início desse ano, o Ceasa nos Bairros contribui de maneira efetiva com os produtores. Os operadores são obrigados a comprar 30% do volume comercializado da Agricultura Familiar.

 Ascom Ceasa-Rj

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM