Projeto Posto Cidadão já tem quatro postos de gasolina cadastrados para o recolhimento

A partir desta sexta-feira, 23 de março, os moradores de Niterói já terão locais para fazer o descarte do óleo de cozinha usado que, na maioria das vezes, é jogado no ralo da pia, na lixeira e em diversos locais inapropriados.

Quatro postos de gasolina, em diversos pontos da cidade, serão os primeiros a receber o óleo de cozinha usado, de acordo com o projeto Posto Cidadão, realizado por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Nos pontos de coleta haverá dois galões com capacidade para 50 litros de óleo, cada, além de um recipiente para os vasilhames usados pela população para levar o óleo para doação. Os vasilhames também serão encaminhados para reciclagem. Óleo de cozinha usado serve de matéria-prima para a produção sabão, sabonete, além de biodiesel. Os recursos advindos da comercialização das doações serão investidos em ações ambientais na cidade, principalmente na expansão do próprio Projeto.

Para o deputado Felipe Peixoto que sempre se preocupou com as questões ligadas ao meio ambiente, tendo inclusive, em 2007, durante seu mandato como vereador, elaborado o projeto de lei 144/2007 relativo à criação do Programa de Coleta e Destinação do Óleo de Cozinha utilizada por restaurantes, lanchonetes e similares, essa é uma iniciativa que deve ser seguida.

“Fico feliz que a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente tomou essa iniciativa. O óleo de cozinha descartado em local inadequado pode trazer prejuízos, como a poluição do solo e da água, por exemplo. Essa era minha preocupação quando elaborei o projeto de lei, as pessoas não sabem qual o destino ecologicamente correto para o óleo de cozinha. Acredito que a população e o meio ambiente só têm a ganhar”, declarou Felipe Peixoto.

Os postos que participam do projeto são:

Auto Posto Ingá – Rua Tiradentes, 214 / 220, Ingá ;

Colina Posto de Serviços Automotivos – Av. Francisco da Cruz Nunes, 1065, em Pendotiba;

Glamour Posto de Serviços – Estrada Caetano Monteiro, 3258, Pendotiba e

 Lava Rápido Americano – Alameda São Boaventura, 710, Fonseca.

Por Fabíola Mar

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe uma resposta

dezesseis + 7 =

Fechar Menu