Técnicos da Secretaria e da Fiperj vão discutir estratégias para a gestão dos recursos hídricos da Baía de Guanabara
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, participou ontem do lançamento do Subcomitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara – trecho Leste. A cerimônia aconteceu no Museu de Artes Contemporâneas (MAC), em Niterói, e contou com a presença dos membros efetivos e de representantes dos oito municípios que a comissão abrange: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeira de Macacu, Guapimirim e Magé.
O subcomitê terá como objetivo discutir estratégias para a gestão dos recursos hídricos do lado leste da Bacia da Baía de Guanabara. As indicações originadas na comissão vão ajudar as cidades envolvidas a desenvolver seus projetos estruturantes para melhorar a rede de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Uma das diretrizes, por exemplo, consiste em identificar e recuperar as nascentes localizadas na região.
A solenidade formalizou como membros do subcomitê a Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), representando o Governo do Estado.
“O Subcomitê Leste da Baía de Guanabara será mais um instrumento para a proteção da Baía de Guanabara. E vai contribuir para que a Região Leste Fluminense se desenvolva de forma responsável e sustentável”, afirmou o secretário Felipe Peixoto.
Compõe o Subcomitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara – trecho Leste representantes dos governos federal, estadual e municipal, usuários de água e sociedade civil.
Secretaria de Desenvolvimento Regional