Audiência Pública debaterá o uso seguro e inteligente da bicicleta

O vereador Felipe Peixoto (PDT) promoverá na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, às 19h na Câmara Municipal audiência pública para debater o Estatuto da Bicicleta, projeto de lei de sua autoria, cujo objetivo é estimular a utilização segura da bicicleta como veículo de transporte e lazer.

O vereador Felipe Peixoto (PDT) promoverá na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, às 19h na Câmara Municipal audiência pública para debater o Estatuto da Bicicleta, projeto de lei de sua autoria, cujo objetivo é estimular a utilização segura da bicicleta como veículo de transporte e lazer.

O projeto prevê uma malha cicloviária que compreenderá as ciclovias, ciclofaixas compartilhadas e rotas ciclísticas, ponto de estacionamento de bicicletas que serão localizados em logradouros públicos ou em pontos de grande concentração de pessoas, além de serviço de bicicletas públicas e sinalização vertical e horizontal.

Ainda de acordo com o projeto, nas vias em que não houver sinalização, o trânsito de bicicletas deverá ocorrer nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentada para a via, com preferência sobre os veículos motorizados, não sendo permitido o tráfego na contramão.

Segundo Felipe Peixoto, além dos aspectos ambientais, de saúde, de economia, de tempo e de espaço público relacionados à bicicleta, este meio de transporte ainda é econômico, tanto na aquisição quanto na manutenção, sendo assim uma boa opção de transporte.

“Os benefícios da introdução da bicicleta como meio de transporte podem ser percebidos tanto pelos indivíduos, que passariam a contar com mais uma opção de deslocamento, quanto pela cidade que apresentaria mais fluidez no tráfego. Eu uso bicicleta diariamente e sei das dificuldades que os ciclistas enfrentam”, afirmou Felipe.

Foram convidados para a audiência, o Secretário Estadual de Transportes Júlio Lopes, o Procurador Geral do Município Bruno Navega, do Ministério Público Federal Antônio Augusto S. Canedo, do Ministério Público Estadual Luciano Mattos, o Secretário Municipal de Controle Urbano Gilberto Almeida, o Secretário Municipal de Sustentabilidade Luiz Fernando Guida, o Secretário Municipal de Plenejamento Selmo Treiger, o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte José Carlos Vinagre Mocarzel, a Secretária de Urbanismo Christina Monnerat, além do presidente na Nittrans, Sérgio Marcolini.

O projeto de lei pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM