Niterói sediou, nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, a I Conferência Municipal de Comunicação e a I Conferência de Comunicação da Região Leste Fluminense
Niterói sediou, nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, a I Conferência Municipal de Comunicação e a I Conferência de Comunicação da Região Leste Fluminense.
Com o tema Comunicação: Meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital, as duas Conferências reuniram Poder Público, empresários e organizações da sociedade civil, com o objetivo de discutir políticas de Comunicação e uma maior democratização da mídia.
A abertura das Conferências aconteceu, dia 27, na Praça Leoni Ramos, em São Domingos. Um grande show com a participação de várias bandas, dentre outras manifestações culturais, animou os participantes.
A mesa de abertura foi composta pelo Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Professor José Raymundo Martins Romeu, e pelo Subsecretário José Antonio Fortuna Nogueira (Barroco); o Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Niterói, Vinícius Martins; a editora do jornal O Fluminense; Sandra Duarte, o Assessor de Comunicação da Prefeitura de Niterói, Mário de Sousa, representando o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Paulino; Vereador Renatinho e representando reitor da UFF, Professor João Batista.
No primeiro dia de trabalho, foram formadas duas mesas de debates. Uma com o tema: Pluralidade e democratização, concessões de rádio e TV, jornalismo impresso e controle social e outra para discutir: Sistema Público e tecnologias da comunicação. Participaram como debatedores: o professor de Comunicação Social da UFF, Adilson Cabral;, do Núcleo Piratininga de Comunicação, Vito Gianotti; o professor da PUC Rio Marcos Dantas, e do Intervozes, Gustavo Gindre.
O sábado foi reservado para a discussão e elaboração das propostas pelos grupos de trabalho. As plenárias finais das duas Conferências discutiram as várias propostas aprovadas nos grupos. Ao final, após votação, foi fechado relatório, a ser encaminhado à comissão organizadora da Conferência Estadual com vistas à participação na Conferência Nacional, e votadas às entidades que participarão da delegação da Região Leste Fluminense.
Vale ressaltar que Niterói foi o único município a convocar a Conferência Municipal dentro do estado do Rio. Esse fato fez com que a conferência aprovasse Moção de Aplauso à Prefeitura Municipal de Niterói, em reconhecimento à iniciativa.