Vereadores aprovam a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Água Escondida

Durante a sessão plenária desta terça-feira 24 de novembro, foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Felipe Peixoto, que Cria a Área de Proteção Ambiental (APA) da Água Escondida e autoriza a criação de Parque Municipal em área que abrange parte dos bairros de Fátima, do Pé Pequeno, Cubango, Fonseca e São Lourenço.

Esse projeto surgiu para substituir o de n° 0042/2006, após a apresentação deste projeto foram realizadas quatro audiências públicas nos bairros vizinhos do Pé Pequeno, do Cubango, de Fátima e de São Lourenço. Mais de uma centena de moradores participaram da audiência e manifestaram apoio à iniciativa. Diante de tal interesse, foi criado um Grupo de Trabalho aberto a participação dos interessados, para elaborar um Projeto de Viabilidade Econômica e Política para a criação da APA e do Parque Municipal.

A criação da APA é o primeiro passo de um projeto maior que envolve a identificação e proteção da diversidade biológica; a revegetação e a recuperação das áreas desmatadas ou degradadas; a definição de áreas destinadas a atividades de lazer, esportivas, de pesquisa ou visitação pública; a proteção do primeiro manancial de água potável da cidade; e a construção de mirante.

Os projetos a serem desenvolvidos na APA deverão envolver as comunidades vizinhas de modo motivá-las a participar da proteção e da recuperação ambiental da área. Da mesma forma as comunidades vizinhas deverão participar das atividades culturais, esportivas e de lazer a serem promovidas na área.

A Área de Proteção Ambiental proposta, compreende uma grande área desocupada, de aproximadamente 650.000 m², inserida na malha urbana, muito próxima do centro da cidade, situada entre a Região Norte e a Região das Praias da Baía e engloba as seguintes áreas previstas nos Planos Urbanísticos Regionais das Praias da Baía e da Região Norte:

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM