Pacientes de outros sete municípios também serão atendidos

A unidade de Mamografia Móvel da Secretaria de Estado de Saúde vai ficar no município de Casimiro de Abreu até o dia 24 de junho, realizando exames de mamografia e ultrassonografia em pacientes, previamente agendados. O equipamento, instalado no Hospital Regional Gélio Alves de Faria, na Rodovia Amaral Peixoto, 895, funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados das 08h às 15h.

Além dos pacientes de Casimiro de Abreu, também os que residem em Rio das Ostras, Cabo Frio, Armação de Búzios, Silva Jardim, São Pedro D’Aldeia, Arraial do Cabo e Iguaba Grande, são beneficiados com esta iniciativa. Os exames são realizados a partir do agendamento prévio, feito pelas respectivas secretarias municipais de Saúde com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Serviço – O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde e também realiza biópsias mamárias ali mesmo caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano de biópsias mamárias.

179 mil exames – Os serviços móveis de diagnóstico por imagem do Governo do Estado bateram a marca de 179 mil procedimentos realizados. Dois tomógrafos, uma ressonância magnética e um mamógrafo móvel, que funcionam em carretas especiais e reúnem investimentos de R$ 13,4 milhões, são os responsáveis pelos números inéditos no país. Os equipamentos foram inaugurados para suprir a carência de regiões onde o acesso a exames de imagem na rede pública de Saúde é inexistente ou incapaz de atender à demanda.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe uma resposta

18 + sete =

Fechar Menu