Projeto da Sedrap mostra criatividade de artesãos na Galeria La Salle

Com peças de fibra, barro e até escama e couro de peixe, exposição começa na próxima quarta, 2

A Galeria de Arte La Salle inaugura às 19h da próxima quarta-feira, dia 2, a exposição “Arte e Sustentabilidade”, com criativas produções de 13 artesãos de Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio e Campos. Explorando a arte sustentável como caminho para a conscientização e educação ambiental, a mostra reúne dezenas de peças como colares, brincos, bolsas e cintos feitos de materiais reaproveitados como garrafa pet, fibra, papelão, barro, escamas de peixes diversos e até couro de tilápia.

A exposição é um dos desdobramentos do projeto Artesanato em Movimento, iniciado ano passado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) para cadastramento de artesãos de todo o estado, mas que passou até pela Feira do Lavradio, na Lapa. Em seis meses, o projeto coordenado pela assistente Malu Tavares e que visa recuperar e valorizar o artesanato de diversos municípios do estado já cadastrou quase 500 artesãos de mais de dez associações, três delas participando da mostra (Maricultores de Cabo Frio, Mulheres de São Gonçalo e Artesãos Caminho de Barro de Campos), que conta ainda com dez artesãos independentes. 

– A arte de fazer coisas novas com material reciclável dá foco maior às ações de conscientização ambiental desenvolvidas em nosso estado, reforçando a necessidade de termos uma educação sustentável em diversas esferas da sociedade. E a exposição é uma dessas ações, pois serve de incentivo para os artesãos mostrarem e comercializarem seus trabalhos, feitos com dedicação e diferenciados pela criatividade”, diz o secretário Felipe Peixoto, idealizador do projeto.

Com entrada franca, a exposição “Arte e Sustentabilidade” pode ser visitada até 2 de maio, de segunda à sexta-feira das 9h às 21h, e também aos sábados, das 9h às 12h. A Galeria La Salle fica na Rua Gastão Gonçalves, 79, em Santa Rosa. Informações pelo telefone 2199-6629.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 20 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo