Secretaria de Desenvolvimento Regional participa do seminário de capacitação para gestores do Conleste

O objetivo foi orientar gestores para atuar na região que receberá investimentos do Comperj

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, participou da abertura do Seminário de Capacitação para Gestores Locais: Planos Diretores Participativos, Gênero e Políticas Públicas nos municípios do Conleste, que aconteceu nesta terça-feira (15/05), no Auditório do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo o secretário, o seminário tem o objetivo de orientar os gestores municipais do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) para que eles possam atuar preparando a região para receber os investimentos do Comperj.

“Prefeitos, secretários e servidores poderão, ao longo do dia, ter a oportunidade de discutir políticas públicas para a região do Conleste. Devemos nos preparar para que o desenvolvimento não seja desordenado. Estes municípios apresentam características regionais e metropolitanas, portanto, precisam estar prontos para enfrentar este desafio”, afirmou o secretário Felipe Peixoto.

A Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional teve também a oportunidade de apresentar as políticas públicas que estão sendo pensadas pelo Governo do Estado do Rio. O assessor técnico da Secretaria, Davi de Alcantara Bonates, participou do Painel Planos Diretores e Políticas do Gênero.

Neste painel, Davi explicou como os governantes e administradores devem buscar a equidade de gênero de forma transversal no conjunto de políticas formuladas para a região, destacou o papel do Governo do Estado, através do Plano de Estruturação Territorial do Leste Fluminense (PET-LESTE), e a busca da Secretaria por ações de capacitação e inserção da mulher no mercado de trabalho.

As intervenções do corpo técnico presente destacaram o papel da Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional na orquestração das ações de ordenamento do território, em parceria com outras secretarias estaduais, Conleste, Petrobras, FGV e demais instituições públicas e privadas.

O evento foi organizado pela Coordenadoria do Programa Interagencial de Promoção de Igualdade de Gênero, Raça e Etnia do Fundo das Nações Unidas para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), a ONU-HABITAT, a Universidade Federal Fluminense e o CONLESTE.

Também participaram da cerimônia de abertura o diretor da ONU-Habitat na América Latina e Caribe, Alain Grimard, o reitor da UFF, Roberto Salles, e o secretário de Ciência e Tecnologia de Niterói, José Raymundo Martins Romêo.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − um =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo