Recebi hoje um e-mail com o resultado de uma pesquisa encomendada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação ao Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) que revelou o índice de aprovação dos governadores de nove estados, mais o Distrito Federal.
Em primeiro lugar, aparece o pernambucano Eduardo Campos (PSB), com 89% de aprovação. Em segundo, aparece Beto Richa (PSDB), do Paraná, com 74% e Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, é o terceiro, com 71% de aprovação. Não consegui encontrar os dados completos da pesquisa para conhecer os índices dos demais governadores apontados na pesquisa.
Disponho apenas de uma tabela com uma avaliação dos entrevistados sobre a performance da administração de cada estado também realizado pela pesquisa com classificação ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.
Sobre a gestão do governo Cabral, 10% dos fluminenses consideram ótimo e 41% bom. Isto é, mais de 50% de aprovação. Os números refletem o bom trabalho desempenhado pelo governador em sua trajetória no comando do Estado desde que assumiu em 2007. Que os próximos três anos de mandato possam ser ainda melhores com índices mais expressivos.
O Ibope ouviu 10.878 pessoas em todo o país entre os dias 3 e 6 de dezembro.