Blog

Um ano de pura adrenalina

Mais um ano se inicia. Como passou rápido! Da decisão de assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional a até hoje foram 12 meses de pura adrenalina, intensamente aproveitados.
Mal começou 2011 e minha primeira missão foi socorrer a população da Região Serrana castigada pela chuva surpreendente. Foi no susto que mostrei minha liderança como secretário de Estado. Fiquei uma semana acampado na unidade da Ceasa em Friburgo. Organizei o socorro às vítimas, o encaminhamento dos donativos e alimentos.
De volta ao Rio, encarei o desafio de montar uma secretaria e reorganizar duas empresas públicas. Percorri mais da metade dos municípios do Estado. Fui à França estabelecer intercâmbios para o setor pesqueiro. Depois para Santa Catarina entender o porquê do estado superar o Rio de Janeiro na produção de pesca. Estive em São Paulo e Minas Gerais para conhecer o excelente trabalho desenvolvido nas Ceasas desses Estados. Fui algumas vezes a Brasília em busca de acordos e apoio técnico para nossos projetos.
Elaboramos o Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense, abrimos novas turmas nos cursos de formação de aquaviários na região metropolitana e interior, realizamos o 1° Festival Gastronômico de Niterói e apoiamos diversos outros eventos do gênero pelo Estado.
Fui agraciado com a aprovação de antigos projetos de lei que continuaram tramitando na Câmara de Vereadores de Niterói mesmo após a minha saída. São elas: a que obriga entidades de proteção a criança e ao adolescente de enviar as informações sobre os menores ao Poder Judiciário Estadual; a que obriga bancos e instituições financeiras a adaptarem suas agências e caixas eletrônicos em função dos portadores de deficiência. E o mais comentado desse ano, o Estatuto da Bicicleta.
Outros projetos que não consegui apresentar antes da minha saída da Câmara foram reeditados por ex-colegas de casa num exemplo de que boas ideias seguem adiante. É o caso da lei de reutilização de águas cinza e a lei que dá garantia às grávidas de um acompanhante no momento do parto na rede de saúde.
No início de 2011, também foram sancionadas algumas leis que consegui aprovar quando ainda era vereador como a obrigatoriedade de assento nas farmácias, divulgação de fotos de crianças desaparecidas, garantia dos diretos dos consumidores, blindagem de Itacoatiara e Dia do Nasciturno.
Falando em bebês, tive a felicidade de ganhar mais uma filha, Mariana. Nasceu saudável e linda! E já está crescendo. Como disse passa rápido!
Certamente estou esquecendo muita coisa. Mas é um relato bem abrangente da minha rotina durante o ano que passou. Não tenham dúvidas que 2012 será ainda mais agitado. Não consigo ficar parado.
Um abraço,
Felipe Peixoto

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo