Blog

Os movimentos culturais devem ser valorizados

Niterói é uma das cidades com maior vocação cultural do Brasil e, sem dúvidas, precisamos incentivar e fortalecer ainda mais esse potencial. Garantir espaços para diversas manifestações, estímulo à criação de casas, centros e lonas culturais. Pretendo diversificar a política cultural e, além disso, levá-la para todas as regiões da cidade.

Ao longo da minha trajetória política, sempre defendi ações e projetos que valorizam nossa cultura e nossos artistas. O festival Arariboia Rock é um bom exemplo. O movimento foi criado por um grupo independente, formado por bandas de rock dos municípios localizados deste lado da baía de Guanabara, com o objetivo de fortalecer o cenário musical da cidade e garantir mais espaço às bandas locais.

Sempre apoiei o evento e é assim desde 2004, quando o produtor cultural e meu amigo Pedro de Luna, me procurou na Secretaria das Praias Oceânicas. Esta parceria deu origem a outras como as lutas pela preservação do Cinema Icaraí e pela reabertura da Estação Cantareira, símbolos da nossa cultura.

Este ano acontece mais um festival do grupo e me comprometi, ainda no primeiro semestre, a apoiá-los novamente ajudando a encontrar um local para o evento, que acontece entre 30 de novembro e 1 de dezembro.

Na última quarta-feira (22), me reuni com membros do coletivo. Concordamos que Niterói precisa de um espaço adequado para movimentos culturais como o Arariboia Rock. E relembramos uma antiga proposta apresentada por Pedro que é a aquisição de um ônibus da cultura, para que os artistas locais possam viajar pelo país divulgando a arte de Niterói. Disse ao grupo que quero criar uma agenda para que os músicos da cidade se apresentem com mais frequência e com toda a infraestrutura. 

A proposta é fazer do Teatro Popular o espaço para valorizar os artistas da cidade, inclusive nossa nova geração de músicos, que precisam de mais oportunidades para mostrarem seu trabalho. Por isso, como prefeito, vou garantir que a gestão do Teatro Popular seja feita pelos movimentos culturais da cidade. Vamos prestigiar o que é nosso. O niteroiense sabe fazer cultura de qualidade!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo