Blog

O sucesso do nosso primeiro Pedal Cultural

Fico feliz com o sucesso do Pedal Cultural, projeto de cicloturismo que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) realizou neste domingo (26) e reuniu amantes das bikes num passeio guiado pelos principais pontos históricos e turísticos do Centro de Niterói.

Partindo da Praça da Cantareira, o grupo seguiu em direção ao prédio dos Correios, Paço Municipal, Casa Norival de Freitas, Câmara dos Vereadores, Praça da República, Fórum, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Palácio Arariboia e Teatro Municipal João Caetano.

O Pedal Cultural vai explorar uma região a cada mês, com roteiros programados para revelar importantes aspectos que muitas vezes passam despercebidos no nosso cotidiano. Unindo o útil ao agradável, o projeto busca também vencer o desafio de incorporar o uso das magrelas num país onde a cultura de progresso ainda é ter carro.

Niterói é uma cidade plana e fácil locomoção para bicicleta, o que permite desbravar pontos turísticos com paradas para contar a história do lugar. E, ao mesmo tempo, aproveitar as belezas naturais que temos e estimular o uso das bicicletas também como transporte.

Foi justamente essa discussão que me motivou a criar, quando fui vereador de Niterói, o Estatuto da Bicicleta. Pedalar é um hábito saudável que está conquistando cada vez mais adeptos. E não se pode esquecer que o Código Brasileiro de Transito já dispõe de normas para o transito compartilhado de bicicletas e veículos motorizados.

O cicloturismo é uma maneira saudável, econômica e socialmente responsável de se aventurar. Além de ser uma prática que está ganhando cada vez mais adeptos no mundo, que funciona como um meio de desenvolvimento da cultura e incremento do turismo local.

E quem pedala sabe que a bicicleta é capaz de causar uma ligação única com as pessoas. A bagagem cultural adquirida durante uma viagem sobre duas rodas é o que fica de mais marcante. Exercita o corpo e desenvolve a mente. Obrigado a todos que curtiram o Pedal Cultural. Até a próxima edição!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 17 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM