Blog

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado ontem, eu e toda a equipe de funcionários da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) nos mobilizamos para também celebrar a data de uma maneira especial. Nos vestimos de azul, cor que simboliza o autismo, e tiramos a foto que ilustra esse artigo.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi proclamado há seis anos pela ONU para chamar atenção da sociedade e dos governantes para a importância de investir no diagnóstico precoce e, também, na inclusão social e no tratamento e educação de qualidade das pessoas que possuem espectro autista.

No Brasil, a questão ainda é pouco assistida. Embora o Governo Federal tenha sancionado a lei aprovada no Congresso, no fim do ano passado, que assegura novos direitos aos autistas e o Ministério da Saúde anunciado a primeira política pública voltada para o tratamento das pessoas com essa condição, não há uma pesquisa de relevância para saber qual a real taxa de incidência do autismo na população.

Por isso, a importância de realizar ações de alerta a esse diagnóstico que, quanto mais cedo realizado, antes mesmo dos três anos de idade, maiores são as chances de favorecer o desenvolvimento e a integração social das pessoas com autismo.

Até domingo, dia 07, importantes monumentos do país como o Cristo Redentor, por exemplo, permanecerão iluminados de azul em homenagem à data. A ação é uma iniciativa da ONG Autismo e Realidade que realiza, desde 2010, um trabalho muito especial de apoio e orientação aos autistas e seus familiares. Para conhecer mais, acesse: www.autismoerealidade.com.br

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo