Blog

Monumento Natural

Texto da coluna “Eco Papo” publicada na edição de outubro do jornal Agito.

Oi Pessoal,

Hoje vamos bater um papo sobre o meu novo projeto de lei, que dispõe sobre a criação do Monumento Natural de Itacoatiara. O monumento criado pelo projeto é composto pelo Costão, Praia de Itacoatiara, Prainha, Pedra do Pampo e Morro das Andorinhas. O objetivo é preservar a vegetação e a fauna do local, além da beleza cênica.

A flora do Costão vem sendo estudada desde 1997. Através destes estudos foi identificado que em algumas áreas forma-se uma mata de médio porte com a presença de árvores que podem chegar até 10 metros de comprimento. Foram identificadas ainda espécies rupículas típicas de afloramentos rochosos. A maioria dessas plantas sobrevive em condições adversas, como altas temperaturas e pequena camada de solo. Também foi registrada uma nova espécie de bromélia.

Nas superfícies menos inclinadas do Costão se estabelece ainda uma flora arbustiva distribuída em “ilhas”, onde é possível se observar variadas espécies de vegetação de restinga e de floresta de encosta.

A Praia de Itacoatiara possui cerca de 700 metros de extensão, com dois cantos que a distinguem, o Costão e o Pampo. A importância de enquadrá-la no Monumento Natural é por estar ela toda envolta em vegetação de restinga, que é considerada uma formação associada à mata atlântica.

A Prainha é a pequena praia no canto direito de Itacoatiara, separada desta pela Pedra do Pampo. Ela é importante para as famílias com crianças por conta de suas águas calmas e rasas, abrigando ainda um prolongamento da restinga da Praia de Itacoatiara.

Completando o conjunto, temos o Morro das Andorinhas, que fica localizado entre as praias de Itacoatiara e Itaipu. A área descrita no Monumento Natural é a que começa na Avenida Doutor Luiz Orlando Marinho Gurgel até o encontro da orla.

Tendo em vista que uma parte de Itacoatiara faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca, essa parte também pertence ao Mosaico de Unidades de Conservação, que é o conjunto de unidades e áreas protegidas que possuem uma gestão integrada.

Este modelo de gestão integrada tem como objetivo compatibilizar, integrar e aperfeiçoar as atividades desenvolvidas em cada unidade de conservação. Além disso, trata do acesso, da fiscalização, do monitoramento e avaliação dos Planos de Manejo, da pesquisa científica, das atividades desenvolvidas nos limites entre essas unidades, da alocação dos recursos provenientes do licenciamento ambiental e também de estreitar a relação com a população residente na região do mosaico.

Espero vocês no próximo mês.

Um grande abraço
Felipe Peixoto

Eco-Rapidinhas:

•    Se estivesse vivo, Darcy Ribeiro completaria 87 anos no próximo dia 22. Em virtude disto, ao longo da semana de 13 a 15 de outubro, acontecerá uma mostra de filmes no auditório da Câmara Municipal e, de 13 a 19 de outubro, a exposição “Darcy Ribeiro, o Brasileiro”, no Salão Nobre da Câmara.

•    O programa de educação ambiental Mata Atlântica Vai à Escola é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica que visa sensibilizar, capacitar e mobilizar educadores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada por meio da educação ambiental. O programa é um dos escolhidos pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados para receber o Prêmio Darcy Ribeiro de 2009. Concedido anualmente desde 2000, em reconhecimento aos trabalhos ou ações que se destacaram na defesa e na promoção da educação, especialmente as iniciativas relacionadas à educação popular.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo