Blog

Mobilidade em Niterói

Essa semana a Prefeitura de Niterói anunciou intervenções urbanas, que serão feitas através do Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.

Segundo o IBGE de 2019, Niterói possui 513.584 habitantes. A cidade apresenta um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país e uma renda per capta elevada. Isso colabora diretamente com o aumento do número de veículos nas ruas, piorando ainda mais o trânsito.

Sabemos, não é de hoje, que a questão da mobilidade urbana é o maior problema da nossa cidade. Infelizmente, a prefeitura ignorou durante esses sete anos de gestão, todos os projetos de mobilidade que estavam em andamento. Foram quase sete anos de falta de planejamento e nenhum incentivo ao uso de transportes públicos, só fazendo aumentar o problema. Agora, faltando um ano para terminar a gestão, apresentam um projeto a longo prazo. Se tivessem dado continuidade aos projetos existentes, não estaríamos vivendo esse caos que vivemos hoje no trânsito de Niterói.

Não é verdade, inclusive, quando o prefeito fala que, em 40 anos não se investiu em mobilidade em Niterói. É importante lembrar que tivemos ações significativas nesse período. Pode não ter sido o suficiente, mas não devemos ignorar.

Relembrando as ações de mobilidade em Niterói

Na gestão do João Sampaio, por exemplo, foi criado o PITT (Plano Integrado de de Trânsito e Transporte), construído o Terminal Rodoviário João Goulart, centralizando as linhas de ônibus e houve também a reformulação da Visconde do Rio Branco, duplicando a via e criando a seletiva de ônibus.

Já no governo Godofredo Pinto, houve investimento no corredor metropolitano, feito em parceria com o governo do Estado; e também foi criado PDTU (Plano Diretor de Trânsito e Transporte Urbano).

Jorge Roberto Silveira iniciou o Plano Cicloviário para a cidade, implementou o corredor de BRS da Gavião Peixoto, da Roberto Silveira e da Rua da Conceição; e também, na sua gestão foi elaborado o Projeto Jaime Lerner, plano importante que foi ignorado na gestão seguinte.

O atual prefeito Rodrigo Neves, que teve oportunidade de investir em mobilidade, durante seus dois mandatos, com toda a disponibilidade dos recursos dos royaltes, fez apenas o investimento da Transoceânica – obra que liga Itaipu até Charitas. Já falei sobre essa obra em outro artigo (Leia aqui). E implementou um corredor de BRS de 640m (do Restaurante Mineira até o Mac Donalds), em São Francisco, ignorando a ligação desse corredor ao centro da cidade. Muito pouco investimento pra sete anos de gestão.

Se compararmos os 640m de investimento em BRS da gestão atual, com governos anteriores, o investimento da atual gestão foi muito pequeno. Foram investidos um total de 3km na gestão do João (2 lados da Av. Visconde do Rio Branco); 9km na gestão Godofredo (do Terminal João Goulart, passando pela Av. Feliciano Sodré até o final da Alameda São Boaventura) e 3,8km da gestão do Jorge Roberto (da Gavião Peixoto, Rua da Conceição e Dr. Celestino e Av. Roberto Silveira)

Esperamos que seja implementado pelo menos metade do que se propõe o novo Projeto. Pois, a mobilidade urbana do município continua um caos. Só piora a cada dia. Precisamos urgentemente de uma política séria de regulação e integração de transportes, de um sistema de transporte público de qualidade, confortável, seguro, rápido e eficiente. Assim como, é necessário a ampliação das ciclovias.

Nossa cidade deve ser planejada para aproximar as pessoas do trabalho, da educação, compras e lazer, reduzindo a necessidade do transporte motorizado.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM