Blog

Impasse do Cinema Icaraí chega ao fim

Sinto-me imensamente feliz ao falar sobre o futuro do nosso Cinema Icaraí, símbolo da história de nossa cidade e parte da vida de muitos niteroienses. A Prefeitura de Niterói anunciou hoje a desapropriação do prédio. Agora o cinema é do povo!

Defensor da manutenção do espaço, enquanto vereador, fui o único a ir contra o projeto de lei que previa o destombamento parcial do prédio. Inúmeras foram as interferências para levar o projeto a diante, e somente com a intervenção do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2008, do qual fui forte apoiador, foi possível garantirmos o tombamento.

Considero acertada a atitude da Prefeitura de Niterói e acredito que esta notícia seja motivo para comemoração. Hoje ainda o edifício será entregue à Universidade Federal Fluminense. A decisão é resultado de uma negociação entre  prefeito e o reitor da universidade Roberto Salles que conseguiu a verba da desapropriação junto ao MEC. A UFF pretende fazer do espaço a sede da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN). A proposta ainda prevê uma sala de cinema e centro cultural.

Agora, temos a certeza de que valeu a pena toda a mobilização a favor da preservação do prédio. Parabéns, Niterói!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo