Blog

Enfim, a aguardada revitalização do Centro Cultural Aldeia do Arcozelo

Um sonho dos habitantes de Paty do Alferes vai, enfim, virar uma realidade. A tão desejada revitalização do Centro Cultural Aldeia do Arcozelo está perto de sair do papel com a assinatura, no último dia 19, do termo de compromisso entre o Ministério da Cultura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Essa é uma conquista da população fluminense, sobretudo dos patyenses. Desde que conheci o espaço venho defendendo sua preservação. Só quem já foi ao Aldeia pode ter ideia da sua beleza e do seu potencial cultural.

O seu fundador, Paschoal Carlos Magno, foi um grande militante cultural que dedicou sua vida a levar a arte para o interior fluminense. Diretor e crítico de teatro, além de influente dinamizador das artes, Paschoal ganhou a antiga fazenda Freguesia para criar uma escola de teatro. Foi inaugurado, então, em 1965, o Centro Cultural Aldeia do Arcozelo.

No Aldeia, foi erguido o Teatro Renato Vianna, duas galerias de arte, biblioteca, restaurante, bar e hospedaria, destinada aos eventos. Tudo, no entanto, está desaparecendo. Quando, há algumas semanas, o governador Sérgio Cabral anunciou seu interesse em investir na recuperação do espaço, tive a certeza de que o projeto no qual tanto acreditei será concretizado.

Lembro das visitas que realizei ao local. Em uma delas, pude ouvir relatos dos defensores do centro. Foi então que decidi entrar nessa luta. Como disse o Diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Antônio Gilberto, “não podemos deixar que se perca esse patrimônio, um ideal de um homem que fez tanto pela cena brasileira”. Por esta conquista, sei que valeu todo empenho e dedicação.

Celebro com o povo de Paty o documento assinado pelo Presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, pela Secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, e pelo prefeito de Paty, Rachid Almôr, que inclui ainda a elaboração de um plano diretor para melhor uso do espaço e eventuais novas construções. O termo vigora até 31 de dezembro de 2014.

Parabéns, Paty, pelo sonho realizado!

Parabéns, Aldeia do Arcozelo!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo