Com muito pesar recebi a notícia do falecimento do deputado estadual João Peixoto (DC), aos 75 anos, em decorrência da pandemia da Covid-19. A mesma que também vitimou, em maio, o deputado estadual Gil Vianna (PSL), aos 54 anos, e que tem assolado milhares de famílias em todo o mundo.
João e eu tínhamos uma relação muito próxima. Fomos deputados durante um mesmo período. Defendemos causas em comum. E quando fui secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, o recebi diversas vezes, tendo a oportunidade de atendermos demandas importantes para o Norte Fluminense.
Sua atuação, sem dúvidas, foi muito marcante.
Cumprindo o sexto mandato na Alerj, João começou sua trajetória política, como líder de classe. Na década de 1990, quando presidia o Sindicato dos Taxistas, foi eleito vereador, logo na sua primeira campanha. Dois anos depois, elegeu-se deputado estadual, tendo ocupado ainda a presidência da Secretaria Municipal de Agricultura, em 2002.
João estava internado, desde o dia 27 de agosto, na UTI do Hospital Dr. Beda, em Campos dos Goytacazes. Deixa esposa e três filhos. Além de um legado de lutas em defesa da população.
Descanse em paz, João.
Descanse em paz, Gil.