Uma das sete novas maravilhas do mundo, o Cristo Redentor comemorou 83 anos no domingo, dia 12, com muita história pra contar. Uma história que começou em 1922, quando o Brasil comemorou cem anos como nação independente.

A ideia de construir um Cristo na capital do país (que na época era o Rio de Janeiro), no entanto, já era conhecida desde o século XIX, quando o padre Pierre-Marie Bos fez a sugestão para a princesa Isabel.

Após uma grande assembleia, o Morro do Corcovado foi escolhido para abrigar a imagem. E depois disso, um grande abaixo-assinado conseguiu fazer com que o presidente Epitácio Pessoa liberasse o início das obras.

O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa, desenhado pelo artista plástico Carlos Oswald, e seu escultor foi o francês de origem polonesa Maxmillien Paul Landowski, que a fez de pedra-sabão, com 38 metros de altura, em partes separadas.

As peças foram reunidas todas na Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado. E para chegar ao Corcovado, foram transportadas pelos vagões do trem que cortava a Estrada de Ferro do Corcovado, construída em 1884.

Há quem diga, erroneamente, que o Cristo foi um presente da França para o Brasil quando, na verdade, a obra foi erguida a partir de doações de fiéis de paróquias e arquidioceses de todo o país.

Tombado definitivamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (o IPHAN) em 2009, o monumento do Cristo Redentor passou por obras de recuperação em 1980, ano da visita do Papa João Paulo II.

Em 1990, sofreu ampla restauração por meio de um convênio entre a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, a Rede Globo, a Shell do Brasil, o IBAMA, o SPHAN e a prefeitura do Rio. E em 2010, foi novamente restaurado pela Vale em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O Cristo Redentor também é referência em obras cinematográficas. A mais recente é o pôster do filme ‘2012’. E na série de TV americana ‘Life After People’ (‘O Mundo sem Ninguém’, em livre tradução), um dos episódios exibe a imagem.

Em comemoração ao aniversário do Cristo, está sendo lançado o site www.cristoredentoroficial.com.br e iluminações especiais nas cores verde, amarelo, azul e rosa – por causa do Outubro Rosa – deverão continuar durante a semana. Parabéns a um dos maiores ícones mundiais, que é nosso!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe uma resposta

4 + 4 =

Fechar Menu