Blog

Cristo Redentor: 83 anos de um dos maiores ícones mundiais

Uma das sete novas maravilhas do mundo, o Cristo Redentor comemorou 83 anos no domingo, dia 12, com muita história pra contar. Uma história que começou em 1922, quando o Brasil comemorou cem anos como nação independente.

A ideia de construir um Cristo na capital do país (que na época era o Rio de Janeiro), no entanto, já era conhecida desde o século XIX, quando o padre Pierre-Marie Bos fez a sugestão para a princesa Isabel.

Após uma grande assembleia, o Morro do Corcovado foi escolhido para abrigar a imagem. E depois disso, um grande abaixo-assinado conseguiu fazer com que o presidente Epitácio Pessoa liberasse o início das obras.

O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa, desenhado pelo artista plástico Carlos Oswald, e seu escultor foi o francês de origem polonesa Maxmillien Paul Landowski, que a fez de pedra-sabão, com 38 metros de altura, em partes separadas.

As peças foram reunidas todas na Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado. E para chegar ao Corcovado, foram transportadas pelos vagões do trem que cortava a Estrada de Ferro do Corcovado, construída em 1884.

Há quem diga, erroneamente, que o Cristo foi um presente da França para o Brasil quando, na verdade, a obra foi erguida a partir de doações de fiéis de paróquias e arquidioceses de todo o país.

Tombado definitivamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (o IPHAN) em 2009, o monumento do Cristo Redentor passou por obras de recuperação em 1980, ano da visita do Papa João Paulo II.

Em 1990, sofreu ampla restauração por meio de um convênio entre a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, a Rede Globo, a Shell do Brasil, o IBAMA, o SPHAN e a prefeitura do Rio. E em 2010, foi novamente restaurado pela Vale em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O Cristo Redentor também é referência em obras cinematográficas. A mais recente é o pôster do filme ‘2012’. E na série de TV americana ‘Life After People’ (‘O Mundo sem Ninguém’, em livre tradução), um dos episódios exibe a imagem.

Em comemoração ao aniversário do Cristo, está sendo lançado o site www.cristoredentoroficial.com.br e iluminações especiais nas cores verde, amarelo, azul e rosa – por causa do Outubro Rosa – deverão continuar durante a semana. Parabéns a um dos maiores ícones mundiais, que é nosso!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM