As obras de duplicação da Avenida do Contorno, prometidas desde 1974, começaram ontem. São 2,2 quilômetros no trecho inicial da BR-101 Norte, um dos maiores gargalos das rodovias fluminenses, por onde circulam cerca de 90 mil veículos por dia.
Orçada em R$ 40 milhões, a obra deve ficar pronta só daqui dois anos, em 2015, por causa de atrasos e mudanças no projeto original. Com as alterações, o alargamento do trecho vai ocupar uma área do Estaleiro Renave.
O diretor superintendente da concessionária Autopista Fluminense, José Alberto Gallo, responsável pela obra, garantiu que este ano as intervenções não irão afetar o tráfego da rodovia. O número de faixas aumentará de duas para três nos dois sentidos e o acostamento também será usado como pista.
Também está em estudos a duplicação do trecho Niterói-Manilha da BR-101, que vai do Barreto até Manilha, e a remodelação dos trevos de Manilha e do Varadinha, em Itaboraí, que são pontos de retenção do tráfego da via. A duplicação da Avenida do Contorno será um alívio, também, para os constantes engarrafamentos na ponte Rio-Niterói.
Um estudo divulgado pela Coppe, em 2011, mostrou que até 2020, o Estado do Rio de Janeiro terá um carro para cada dois habitantes. Em Niterói, em março do mesmo ano, o Denatran contabilizou mais de 160 mil carros. Ou seja, um automóvel para cada três habitantes.
Logo que foi anunciado o início das obras, em 2011, fui até o centro de operações da concessionária para conhecer os projetos da empresa para a estrada que, na época, enfrentavam vários impasses.
Insisti para que fosse realizado um encontro com todos os envolvidos para resolver a questão. O encontro terminou de forma positiva com a vontade de todos em colaborar com a nova marcação da via. Cheguei a ir até mesmo à Brasília para discutir o problema.
Desde então estou engajado na solução para duplicação da Avenida do Contorno. Essa intervenção é de grande urgência e importância, além de essencial para melhorar um fluxo saturado faz anos. Agora, iniciadas as obras, continuarei acompanhando esse desdobramento.