Blog

Barca e quatro trens chegam ao Porto do Rio nesta sexta-feira, 19

Mês passado falei aqui sobre a chegada da nova barca encomendada pelo Governo do Estado. Pois então, ela chega em um navio cargueiro chinês Da Liang nesta sexta,19, no Porto do Rio. Junto com ela, chegam mais quatro novos trens para a SuperVia. Isso significa um grande investimento na mobilidade do nosso estado.

A barca Pão de Açúcar vai integrar a linha Praça XV-Araribóia e poderá substituir duas embarcações tradicionais, com previsão de transportar 30 mil passageiros por dia. Outras seis embarcações do mesmo porte serão totalmente integradas à frota já no ano que vem. Juntas, as sete barcas vão possibilitar uma oferta de 24 mil lugares por hora no horário de rush, o dobro do número de passageiros transportados hoje no trajeto Praça XV-Araribóia, no qual irão operar.

Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, as novas barcas têm dupla proa, ar-condicionado, janelas panorâmicas, bicicletário e espaço exclusivo para cadeirantes, além de dois andares, com possibilidade de embarque e desembarque simultâneos.

Já os trens irão ampliar a oferta diária em 48 mil lugares para os passageiros dos ramais ferroviários do Grande Rio. Cada trem possui capacidade para transportar 1,2 mil pessoas e conta com refrigeração, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED. Até o fim de 2015, toda a frota será renovada e contará com ar-condicionado.

Esse investimento do Governo vai melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que vivenciam o problema das superlotações e dependem diariamente desses meios de transporte.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email
  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo