fbpx

Blog

A importância do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional

Estou em Brasília participando da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), promovido pelo Ministério da Integração Nacional e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), cuja temática é discutir e divulgar a realidade produtiva de cada região do país. Um dos destaques da programação de hoje foi a entrega do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional.

Celso Furtado foi um dos maiores economistas brasileiros e um dos mais destacados intelectuais do país, que sempre acreditou numa sociedade mais igual através do desenvolvimento regional. Na política, em 1962, foi nomeado primeiro Ministro do Planejamento do Brasil, no governo João Goulart, último presidente trabalhista do país.

E, em 1963, na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), implantou a política de incentivos fiscais para investimentos na região. A atuação de Celso Furtado em busca do equilíbrio regional é inspiração, até hoje, para muitos acadêmicos e gestores públicos.

O objetivo do Prêmio Celso Furtado é promover a reflexão, na teoria e na prática, sobre o desenvolvimento regional do Brasil, a partir da discussão e identificação de medidas concretas para a redução da desigualdade social entre as regiões brasileiras e para que todos tenham acesso às oportunidades de desenvolvimento.

Durante o encontro, entreguei ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, um documento com as diretrizes para o Estado do Rio, de acordo com o que debatemos na I Conferência Estadual do Rio de Janeiro, em setembro do ano passado. Dentre as medidas, estão a promoção do desenvolvimento sustentável através do investimento da inovação e indústria criativa e priorização das áreas pouco contempladas no planejamento do Estado.

Para o ano que vem, vamos avaliar os projetos que desenvolvemos na Sedrap para também participarmos do concurso.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM