Blog

95 anos do Instituto Vital Brazil

Tivemos ontem no plenário da Alerj, conduzida pelo deputado estadual Comte Bittencourt e que tive o prazer de prestigiar, a mais que merecida homenagem ao Instituto Vital Brazil (o IVB), que completou 95 anos de fundação.

Em 03 de junho de 1919, o cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha fundou o órgão que logo se tornaria referência na área de soros antipeçonhentos. Ainda como “Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária”, o órgão funcionou na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, até 1943.

Em setembro desse mesmo ano, foi inaugurada a sede atual, em um terreno doado pelo Governo do Estado, em troca do oferecimento à população de serviços de saúde pública. Em 1957, tornou-se órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Desde 2007, o Instituto vem avançando no aprimoramento da sua plataforma produtiva e tecnológica e expandindo seu campo de atuação. Além dos avanços nos estudos e pesquisas no campo farmacêutico, biológico, econômico e social.

Hoje, além da sede em Niterói, o IVB conta ainda com a Fazenda Vital Brazil, em Cachoeiras de Macacu; o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), na Gávea; o Módulo Científico e Cultural, em Tanguá; e a Plataforma Tecnológica Industrial, em Resende.

O Instituto Vital Brazil é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo