Enquanto secretário da Sedrap, Felipe lançou o o projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Aquicultura, Pesca e Ambientes Aquáticos (Cepapa), em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. Em um terreno de 2,8 mil metros quadrados às margens da lagoa de Piratininga, que durante anos abrigou o Iate Clube Piratininga, a unidade tem como objetivo oferecer cursos de capacitação e pós-graduação, funcionando como escola para pescadores e outros profissionais com atuação no segmento, como biólogos e oceanógrafos.
Além disso, o projeto pretende oferecer um espaço para pesquisas científicas aplicáveis aos setores de aquicultura e pesca e auxiliar no monitoramento da lagoa de Piratininga, considerando a importância da qualidade da água para a definição de políticas públicas na área ambiental, cultivo de seres aquáticos e demais atividades que lá serão desenvolvidas. A Fiperj prevê que o Centro funcione em sistema de gestão pública compartilhada com instituições como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), universidades públicas, MPA e secretarias de Meio Ambiente, Urbanismo e Planejamento.
Com estimativa de custo de cerca de R$ 6 milhões, o projeto prevê a construção de salas de aula, laboratórios e equipamentos de pesquisa, biblioteca especializada e auditório em uma área total de 2.300 m² em dois pavimentos. Resultado de mais uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o projeto executivo de arquitetura e urbanismo custará cerca de R$ 220 mil e foi feito pela Arqhos Consultoria e Projetos, vencedora da licitação.