Hoje o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Habitação – e o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (o Iterj), realizaram a entrega de mais de mil títulos de posse e moradia aos moradores do Morro do Preventório, em Charitas.
Esses títulos são parte de um processo histórico de regularização de terras que representam muito mais do que somente a comprovação do endereço. Eles garantem a dignidade e a cidadania desses moradores. São documentos válidos por 99 anos, renováveis por mais 99.
E desde 2007, já foram entregues mais de 25 mil títulos de propriedade. A primeira comunidade beneficiada foi o Cantagalo. Hoje, 800 comunidades em todo o estado já contam com processos de regularização conduzidos pelo Iterj.
Estamos falando de mais de 37 mil famílias beneficiadas. E ao garantir a permanência dessas famílias na sua terra, além da titulação, o Iterj promove o desenvolvimento sustentável dos assentamentos urbanos e rurais com intervenções urbanísticas e projetos geradores de trabalho e renda. Uma bela iniciativa!