Tráfego funciona em pare e siga com sinalização intensificada para advertir motoristas sobre mão dupla
A fase de preparação do solo e reciclagem do asfalto na RJ-100, a antiga Estrada Velha de Maricá, que faz ligação de Niterói com São Gonçalo e Maricá, foi iniciada em mais um trecho da via. Depois de aplicada a primeira das duas camadas de asfalto do Boqueirão à Ponte da Paciência, os operários da Construlagos Construtora Ltda. – empresa responsável pelo trabalho de revitalização – prosseguem com aplicação de emulsão asfáltica (que garante a boa estabilização da massa) para pavimentação da estrada rumo ao centro de Rio do Ouro.
Para tanto, o tráfego no local funciona no esquema de “pare e siga” de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, com a sinalização intensificada para advertir motoristas sobre a mão dupla. Mantendo o compromisso de acompanhar semanalmente o andamento das obras que trarão uma série de melhorias para quem reside e transita pela via, o deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) percorreu a estrada mais uma vez nesta quinta-feira, dia 13.
“As obras na RJ-100 seguem num bom ritmo. Essa etapa de recapeamento e aplicação da emulsão talvez seja uma das mais importantes do processo, pois garantem a boa estabilização da massa asfáltica que entrará em seguida”, analisa o deputado Felipe Peixoto, que recentemente ingressou na Alerj com indicação para nomear a RJ-100 de Rodovia Prefeito João Sampaio, em homenagem a um dos maiores políticos niteroienses.
Estadualização – O deputado Felipe Peixoto é autor do projeto que garantiu a estadualização da RJ-100 com decreto assinado pelo então governador Sergio Cabral, em setembro do ano passado. “Abracei a revitalização da RJ-100 porque ela é fundamental para a mobilidade no dia a dia de Niterói, São Gonçalo e municípios vizinhos como Itaboraí e Maricá”, explica.
Investimentos – O pacote de obras orçado em R$ 17 milhões e executado pela Construlagos Construtora Ltda., vai revitalizar sete dos 14 quilômetros da RJ-100: do viaduto de Maria Paula (no entroncamento com a RJ-104, no Baldeador) ao Rio do Ouro (na RJ-106, Avenida Amaral Peixoto). Em continuidade à ampliação das rodovias estaduais essenciais para o escoamento do tráfego da região, outro projeto com investimentos de R$ 50 milhões revitalizará parte da RJ-104 em uma segunda fase, com obras como a construção do viaduto de Jardim Catarina, em São Gonçalo. Iniciada em maio, as obras têm previsão de conclusão de um ano.
Por Leonardo Scheuer