Com peças de fibra, barro e até escama e couro de peixe, exposição começa na próxima quarta, 2
A Galeria de Arte La Salle inaugura às 19h da próxima quarta-feira, dia 2, a exposição “Arte e Sustentabilidade”, com criativas produções de 13 artesãos de Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio e Campos. Explorando a arte sustentável como caminho para a conscientização e educação ambiental, a mostra reúne dezenas de peças como colares, brincos, bolsas e cintos feitos de materiais reaproveitados como garrafa pet, fibra, papelão, barro, escamas de peixes diversos e até couro de tilápia.
A exposição é um dos desdobramentos do projeto Artesanato em Movimento, iniciado ano passado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) para cadastramento de artesãos de todo o estado, mas que passou até pela Feira do Lavradio, na Lapa. Em seis meses, o projeto coordenado pela assistente Malu Tavares e que visa recuperar e valorizar o artesanato de diversos municípios do estado já cadastrou quase 500 artesãos de mais de dez associações, três delas participando da mostra (Maricultores de Cabo Frio, Mulheres de São Gonçalo e Artesãos Caminho de Barro de Campos), que conta ainda com dez artesãos independentes.
– A arte de fazer coisas novas com material reciclável dá foco maior às ações de conscientização ambiental desenvolvidas em nosso estado, reforçando a necessidade de termos uma educação sustentável em diversas esferas da sociedade. E a exposição é uma dessas ações, pois serve de incentivo para os artesãos mostrarem e comercializarem seus trabalhos, feitos com dedicação e diferenciados pela criatividade”, diz o secretário Felipe Peixoto, idealizador do projeto.
Com entrada franca, a exposição “Arte e Sustentabilidade” pode ser visitada até 2 de maio, de segunda à sexta-feira das 9h às 21h, e também aos sábados, das 9h às 12h. A Galeria La Salle fica na Rua Gastão Gonçalves, 79, em Santa Rosa. Informações pelo telefone 2199-6629.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional