1 tonelada de peixe foi vendida no Jardim Catarina a R$ 3,50 o quilo
O Caminhão do Peixe, projeto do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), executado pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Rio de Janeiro, chegou, nesta sexta-feira, 22/11, ao bairro do Jardim Catarina, em São Gonçalo. Moradores da região puderam comprar peixe fresco mais barato do que frango congelado. Só pela manhã, cerca de 100 moradores puderam comprar peixe a preço popular.
O preço dos peixes vendidos no Caminhão foi fixado ao valor de R$ 3,50 o quilo, das espécies: cavalinha e guaivira. A Superintendente do MPA no RJ, Suely Amaral, explica que o objetivo do projeto é levar peixe fresco e de boa qualidade aos moradores com menos poder aquisitivo e que têm habito de consumir pescado.
– Muitos, hoje, deixam de consumir o pescado, um alimento tão importante, por conta do preço nas peixarias. Nosso intuito é vender o peixe por um valor mais acessível, para que esses moradores possam comprá-lo. O Brasil está cada vez mais perto de alcançar a meta de consumo de pescado estimado pelo MPA e é muito importante promovermos essa ação tão incentiva pelo ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella, disse Suely.
E o comerciante Celso Cabral, de 64 anos, confirma.
– Eu e minha família gostamos de peixe e temos o hábito de consumir, mas infelizmente o preço no mercado está caro e aí, nem sempre, podemos comprar, explicou o morador que foi o primeiro a chegar ao local e levou pra casa três quilos de cavalinha.
– Hoje tem peixe no almoço!, comemorou.
A tonelada de peixes vendida no Jardim Catarina foi adquirida no CEASA-RJ. Depois de São Gonçalo, o Caminhão do Peixe deve passar pela Baixada Fluminense. O intuito é rodar por municípios com população mais carente e promover o consumo do pescado. O secretário municipal de Pesca de São Gonçalo, Roberto Salles, também participou da ação.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional