Encerramento do Festival Gastronomia do Mar conta com mais de 500 pessoas

O evento teve oficinas, pratos especiais dos restaurantes participantes e um estande para crianças

Nem o mau tempo atrapalhou o sucesso do encerramento do Festival Gastronomia do Mar, que aconteceu neste domingo, 29/09, na Rua Nóbrega – pólo de Gastronomia do Jardim Icaraí, em Niterói.

O encerramento contou com a presença de mais de 500 pessoas que participaram dos workshops com os chefs Ricardo Lapeyre, do restaurante Laguiole, Alexandre Henriques, da Gruta de Santo Antônio, e Federico Tagliabue, da Torninha, além do mixologista Bruno Simões.

O Festival tem realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) através da sua vinculada, Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), e está na sua 3ª edição.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve presente no encerramento, agradeceu a presença de todos e destacou a importância que o pescado da cidade de Niterói tem na região.

– A nossa cidade é o principal porto de embarque de pescado do estado e tem o principal mercado de peixe. Quando as pessoas pensam em comprar ou comer um bom pescado, elas vêm pra cá, e a ideia desse evento foi exatamente confirmar essa vocação natural da cidade. Niterói tem tudo a ver com a Gastronomia do Mar. – concluiu o secretário.

A aposentada e amante da gastronomia, Tereza Caldas, participou dessa edição do Festival e esteve presente também nas oficinas da abertura. Para ela o evento foi muito bem montado. “Está bem legal. Os pratos conseguem divulgar e apresentar frutos do mar que muitas pessoas não conheciam e que temos tão ricos aqui no Estado”, contou ela.

O chef Federico Tagliabue foi convidado nas edições anteriores, mas só conseguiu participar esse ano e disse que adorou.

– É uma iniciativa válida porque temos o melhor mercado de peixe em Niterói, mas infelizmente, o consumo ainda é pouco. Lá na Torninha sempre procuramos fazer pratos com frutos do mar para dar um incentivo também. – disse o chef, que espera participar da próxima edição do Festival.

O encerramento teve também um estande com atividades lúdicas voltadas para as crianças. Através de historinhas e pinturas, o objetivo foi que as crianças entendam a importância de proteger o ambiente aquático e ter uma alimentação saudável.

O Festival da Gastronomia do Mar aconteceu entre os dias 21 e 29 de setembro e, pela primeira vez, aconteceu também em Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo Felipe Peixoto, a 4ª edição pretende ser ampliada. O objetivo principal do evento é estimular o consumo de pescado e, durante o Circuito Gastronômico, vários restaurantes preparam pratos especiais com frutos do mar.

O evento teve o apoio da Casa Valduga, da Prefeitura Municipal de Niterói e da Associação do Mercado de Peixe. 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM