CEASA-RJ participa de evento em Bom jardim

Município realizou, no último fim de semana de setembro, a IV edição da tradicional Festa da Flor & Café

Para celebrar a chegada da primavera, o município de Bom Jardim, na Região Serrana, realizou no último fim de semana de setembro , a IV edição da tradicional Festa da Flor & Café. Este ano, o evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, através da Ceasa-RJ.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, participou da abertura do festival, onde afirmou o compromisso do Governo do Estado com o interior.

– Estou presente para reafirmar o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da Região. Considero o evento de extrema importância, pois contribui para a criação de uma marca para o município, que ajuda a divulgar o nome da cidade, valorizando os produtores e fomentando o turismo – comentou o secretário que destacou ainda as ações que a secretaria tem realizado em benefício dos floricultores do Estado.

– A Região Serrana concentra o maior número de produção do Estado. Em maio desse ano, inauguramos o Mercado de Flores na Ceasa, para que monopólio de comercialização que existe hoje no Rio de Janeiro seja quebrado e assim possamos garantir que os produtores tenham outro espaço para escoar seus produtos – finalizou

O prefeito da cidade, Paulo Barros, comentou sobre o apoio do Governo do Estado.

– O apoio do governo é de extrema importância. Além de ser um reconhecimento e valorização do nosso trabalho, permite que aprimoremos o festival. A verba de uma prefeitura do interior para tais eventos, por exemplo, acaba não suprindo todas as necessidades. Este ano, com apoio do Governo, tivemos como trabalhar mais a divulgação do evento – explicou

O secretário municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Déscio Luiz Frerie, destacou o impacto do evento no município.

– A festa começou tímida, e podemos afirmar que hoje já está se consolidando como um dos principais eventos da cidade. Estamos na quarta edição e já tivemos que mudar o local, pois, onde era realizada antes não estava comportando mais o público, que só no ano passado registrou uma média superior a duas mil pessoas. E toda a população ganha com isso. Os produtores, que tem seus trabalhos valorizados e reconhecidos e o turismo local – comentou o secretário que comentou que o número de movimentação de hotéis e restaurantes no ano passado aumentou significativamente.

Quem compareceu ao Galpão Cultural Margaret de Jesus encontrou em exposição os dois produtos de maior destaque entre as atividades econômicas potenciais do município e tiveram oportunidade de desfrutar de atividades para todos os gostos e idades como: degustação e venda de café; exposição de flores e venda de mudas; mostra de produtos artesanais da região e de carros antigos; palestras sobre meio ambiente; apresentação da Princesa da Festa; oficinas diversas; gastronomia temática; música, dança, entre outras atividades artísticas. 

A artesã Lúcia de Fátima, de 59 anos, destacou aumento no número de vendas, desde que o evento foi criado.
– O evento se tornou o espaço para divulgação do nosso trabalho. Embora seja apenas uma vez ao ano, é onde temos oportunidade de mostrar o que produzimos aos turistas, que compram e sempre voltam – disse. 

O município de Bom Jardim é o segundo maior produtor de flores do Estado do Rio com cerca de 4.500.000 maços por ano e maior produtor de rosas do Estado. A cidade registra 146 floricultores e 17 variedades de flores de corte, incluindo rosas, crisântemos, gérberas, tangos, samambaia e copos de leite.

Ascom Ceasa

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM