Candidato falou de sua ideia de implantar a Escola do Mar em Niterói
O candidato da Coligação Niterói do Futuro (PDT, PPS, PPL, PTN, PRP, PP, PSL, PT do B e PSDB), Felipe Peixoto, participou na manhã de sexta-feira (14/09) de um encontro com membros da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Niterói e São Gonçalo, no Barreto. Felipe reafirmou sua preocupação com a qualidade de vida dos idosos no município. O candidato anunciou que vai implementar no programa Viva Idoso, da prefeitura, a Academia da Terceira Idade, além de revisar as aposentadorias que estão abaixo do salário mínimo e resolver a questão do atendimento médico ao servidor público municipal.
“Nosso compromisso é que nenhum servidor, nenhum pensionista, nenhum aposentado esteja recebendo menos de um salário mínimo no nosso governo. Em uma cidade como Niterói não podemos permitir que isso continue acontecendo. Quanto ao atendimento médico, vamos buscar um melhor modelo para garantir um tratamento médico rápido e adequado”, declarou Felipe, acrescentando que terá um governo participativo e de portas abertas para os idosos.
Durante a apresentação das propostas de governo, Felipe reafirmou que vai criar quatro unidades de urgência para atender à população através do programa Niterói Saúde 24 horas. Essas unidades ficarão localizadas na zona Norte, no Centro, no Largo da Batalha e na Região Oceânica, além da ampliação do Médico de Família. Felipe ainda se comprometeu a pleitear junto aos governos Estadual e Federal a reabertura das emergências dos hospitais Azevedo Lima, no Fonseca, e Antônio Pedro, no Centro.
O candidato voltou também a confirmar que vai construir 20 novas creches com berçário, ampliando em 4 mil o número de vagas para bebês e crianças na cidade. Felipe disse ao grupo que está preocupado com a segurança dos moradores de Niterói, por conta disso, vai ampliar o número de guardas municipais e estender o programa Proeis para toda a cidade. Outra boa notícia, em especial para o moradores da Zona Norte, foi a divulgação do projeto que pretende transformar o Ciep Jacy Pacheco, em parceria com a Faetec, na Escola do Mar.
“São muitas as possibilidades de emprego nas áreas da pesca, da indústria naval e offshore, mas muitos jovens perdem as oportunidades porque não estão preparados. Temos que formar mão de obra especializada para absorver tais ofertas. Cursos de Salvatagem e de Navegação são alguns que esta escola estará preparada para absorver”, comentou o candidato.
Felipe ainda explicou novamente que faz parte de seu plano de governo, a reorganização do sistema de transportes, de forma a distribuir melhor as linhas de ônibus pelos bairros, com a implantação de quatro terminais integrados na cidade. Também está proposta a adaptação de uma estrada de 15 quilômetros unindo Várzea das Moças à Niterói-Manilha. Além disso, Felipe afirmou que vai dar ênfase aos CITs (Corredores Integrados de Transporte), que une o transporte coletivo, bicicletas e pedestres.
Debate no CCRON
Em debate entre candidatos à prefeitura de Niterói na noite de quinta-feira (13/09), no Colégio Itapuca, Felipe Peixoto explicou seu plano de drenagem e pavimentação da Região Oceânica. Orçado em R$ 320 milhões, o projeto que prevê obras em 60% das ruas da região, já está sendo encaminhado por Felipe que terá que contar com a ajuda dos governos federal e estadual. “Com o projeto de urbanização da Região que encomendei como secretário de Estado, o município passa a ter pela primeira vez um projeto macro da situação de todas as ruas desta região. Assim fica mais fácil viabilizar este projeto que com certeza iremos fazer. Garanto ter condições de concluir a drenagem e pavimentação de 60% das ruas que faltam ser urbanizadas” O candidato falou ainda sobre a orla de Piratininga. Felipe garantiu que vai contratar um estudo para saber a possibilidade de implantar o arrecife artificial na praia.
“Para evitar que o calçadão volte a ser destruído e o dinheiro do povo jogado fora, o estudo do arrecife artificial se faz necessário. Assim podemos contribuir para um melhor uso da praia, incentivar a prática do surfe e garantir que o problema do calçadão não volte a ocorrer”.
O debate foi organizado pelo Conselho Comunitário da região Oceânica de Niterói (CCRON). A iniciativa foi elogiada por Felipe, que criticou apenas a postura do candidato que utilizou claque, tumultuando o ambiente e impedindo que as opiniões fossem expostas livremente.
“Este é um espaço cívico sensacional. Quero parabenizar o CCRON que, como em outras oportunidades, já demonstrou seu interesse em ajudar Niterói de forma democrática, educativa, séria. A maior parte de nós (candidatos) aproveitou a oportunidade para apresentar seu projeto concordando ou discordando democraticamente, mas com respeito. É assim que quero governar Niterói. Ouvindo a opinião de todos e respeitando as divergências. Por isso é lamentável o que vimos aqui nessa noite”, disse Felipe.