Autor da lei que institui no município o Estatuto da Bicicleta, o deputado Felipe Peixoto, esteve presente.
Nesta terça-feira, 19, a Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), realizou uma palestra para debater ciclocidadania, cujo palestrante era o especialista no assunto, Therbio Felipe, conhecido como “professor sobre rodas”.
Autor da lei que institui no município o Estatuto da Bicicleta, o deputado Felipe Peixoto, também esteve presente.
“Acho muito bom todas essas discussões sobre o uso da bicicleta. A sociedade precisa se conscientizar que esse é o melhor meio de transporte e o mais saudável. Ter um especialista no assunto debatendo o tema é sem dúvida excelente para a cidade. Estive com o Therbio no passeio ciclístico do Museu de Arte Contemporânea (MAC) ao Museu de Arte Moderna (MAM) e não poderia deixar de participar dessa palestra”, afirmou Felipe Peixoto.
Therbio Felipe viaja por todo o mundo de bicicleta, levando o conceito de ciclocidadania e cicloturismo. Para ele, o uso de bicicletas como meio de transporte diminui a desigualdade e a violência e é uma questão de consciência.
O responsável pelos projetos cicloviários da Nittrans, o arquiteto Glauston Pinheiro, destaca a importância da educação dos usuários de bicicleta, no momento em que a Prefeitura se empenha em ampliar a malha cicloviária. Até o fim do ano, será demarcada ciclofaixa entre o Largo da Batalha e o Caramujo, num trecho de aproximadamente 10 quilômetros.
Na orla da Boa Viagem a Prefeitura prepara ciclovia no trecho até o Forte do Gragoatá, onde se encontrará com a ciclofaixa da via Cem, projetada através do Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) até o Centro da Cidade. Em parceria com o Governo do Estado a Prefeitura desenvolve projeto de ciclofaixa entre Barcas e Barreto, com sete quilômetros.
Por Fabíola Mar